difícil tarefa

Santa Casa de BH busca por não vacinados para estudo sobre eficácia da Janssen

Voluntários devem ter mais de 18 anos, não terem sido infectados pelo coronavírus nem terem sido vacinados contra a Covid

Por Cinthya Oliveira
Publicado em 18 de novembro de 2021 | 14:41
 
 
 
normal

A Santa Casa de Belo Horizonte vivencia a difícil tarefa de encontrar adultos que não tiveram Covid e não foram vacinados para participarem de um estudo sobre os níveis de eficácia da vacina contra a doença fabricada pela farmacêutica norte-americana Janssen.

 A equipe de Pesquisa Clínica da Santa Casa integra um estudo realizado nos Estados Unidos, Brasil, Alemanha e África do Sul, que contará com a participação de um total de 1.350 voluntários. O imunizante que será administrado é a mesma vacina da Janssen aprovada para uso emergencial, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas o estudo precisa ser realizado para que a real eficácia do fármaco possa ser analisada de forma criteriosa.

“O intuito é investigar a proteção que a vacina confere, a produção de anticorpos que ela estimula e aprofundar os conhecimentos sobre a sua segurança”, afirma a infectologista Cláudia Murta, que participa do estudo.

No protocolo conduzido pela SCBH, todos os voluntários receberão duas doses da vacina e serão acompanhados por cerca de um ano. Nenhum dos participantes vai receber placebo.

A pesquisa está em busca de voluntários de 18 a 55 anos. Difícil é encontrar quem deseja ser vacinado, mas ainda não recebeu nenhum dos imunizantes. Em Minas Gerais, quase 90% da população com mais de 12 anos (público-alvo) já tomou ao menos uma dose. Mais de 494 mil moradores do Estado foram imunizados com a Janssen e deverão receber uma segunda dose, conforme recente determinação do Ministério da Saúde.

Os voluntários que não tiveram Covid e não foram vacinados contra a doença podem entrar em contato com o setor de Pesquisa Clínica da SCBH, pelo WhatsApp (31) 3879-0085, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Grávidas não podem participar. Segundo a Santa Casa, antes de entrarem no estudo e de serem imunizados, todos os participantes receberão informações detalhadas sobre o protocolo e passarão por uma consulta médica.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!