Surto

Secretaria de Saúde não descarta decretar estado de emergência por dengue

Minas Gerais já registra 121.699 casos prováveis da doença e pelo menos 14 pessoas morreram em sete cidades

Por Aline Diniz
Publicado em 16 de abril de 2019 | 17:59
 
 
 
normal

O secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, não descartou nesta terça-feira (16) decretar estado de emergência no Estado em decorrência da incidência de dengue. O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostrou que já foram registrados 121.699 casos prováveis. Na semana passada, esse índice ficou na casa  dos 100 mil. Pelo menos 14 pessoas já morreram em decorrência da doença em sete municípios. O índice supera os 12 meses do ano passado, quando oito óbitos foram registrados. 

Conforme Pereira, a situação está sendo estudada. “Nós estamos acabando de avaliar o aumento de dengue no Estado e o que nós sabemos é que esse ano é um ano epidêmico. A cada três anos há um aumento  da incidência”, informou. Ele complementou que o decreto pode facilitar o recebimento de recursos pelos municípios. “Ainda não está batendo um padrão como o de 2016  e a ideia de se fazer ou não o decreto é para permitir que as cidades que estão atendendo essas pessoas consigam providenciar mais facilmente a atenção”, complementou. 

O Estado já começou a enviar recursos para cidades onde há alta incidência. Conforme a SES, R$ 4,180 milhões foram destinados a 93 municípios com alta incidência da doença nos primeiros dias de abril. Outra resolução será publicado ainda nesta semana e contemplará 46 municípios, o montante é de R$ 1.880 milhão. 

Conforme a SES, o recurso financeiro pode ser usado para reforço de despesas com pessoal, como contratação de agentes de controle de endemias e capacitações para profissionais na assistência hospitalar, e custeio e manutenção de atividades, como confecção e reprodução de material gráfico informativo, aquisição de material de apoio para ações de mobilização e mutirões de limpeza de áreas prioritárias.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!