Fura-fila

Secretário de Esportes de Santa Luzia é demitido após tomar vacina contra Covid

Prefeitura identificou que uma das 1.524 doses recebidas pela cidade havia sido desviada

Por Gabriel Moraes
Publicado em 27 de janeiro de 2021 | 17:01
 
 
 
normal

A prefeitura de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, informou nesta quarta-feira (27) que o secretário municipal de Esportes, Marco Aurélio Silva, foi demitido do cargo após a confirmação de que ele foi vacinado contra o coronavírus indevidamente. Outros servidores que participaram da ação também foram exonerados.

Conforme nota de esclarecimento emitida pelo Executivo, após auditoria preliminar realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, foi identificado o desvio de uma dose da Coronavac do primeiro lote recebido pelo município, que teria sido aplicada em um habitante que não faz parte do grupo prioritário, que são os servidores do setor que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

Então, após apuração e cruzamento de dados, foi constatado que o secretário havia sido vacinado. "Em função disso, todos que participaram desta ação, seja direta ou indiretamente, foram exonerados na manhã de hoje (27). Será aberto ainda hoje um processo administrativo e feita a ocorrência policial para que todas as medidas necessárias administrativas e criminais sejam tomadas", disse a prefeitura.

Ainda de acordo com a prefeitura, toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde está sendo reorientada sobre a campanha de vacinação, inclusive a respeito das consequências de se faltar com as determinações estabelecidas em Nota Técnica encaminhada pelo Ministério da Saúde.

"Vale ressaltar que o desvio aconteceu apesar de todas as medidas tomadas para que a vacinação ocorresse de forma organizada e segura. Agora, os protocolos serão reforçados para que tal ato não volte a acontecer na cidade", completou.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Santa Luzia recebeu, nessa primeira remessa, 1.524 doses da vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório Sinovac Biotech. Quantidade é suficiente para imunizar 762 pessoas, ou cerca de 0,35% da população total.

A reportagem de O TEMPO tentou entrar em contato com Marco Aurélio para se posicionar a respeito do caso, mas sem sucesso. O espaço está aberto para esclarecimentos. A prefeitura não divulgou quem e quantos funcionários foram demitidos por conta disso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!