Coronavírus

Secretário de Saúde diz que Minas Gerais já deve estar no platô de transmissão

Segundo Carlos Eduardo Amaral, Estado ainda não está em queda, mas também não deve mais registrar aumentos significativos de óbitos diários da pandemia

Por Queila Ariadne
Publicado em 29 de julho de 2020 | 14:13
 
 
 
normal

Minas Gerais registrou 57 novas mortes nas últimas 24 horas, 36% a menos em relação aos 90 óbitos registrados no dia anterior. Esses números indicam o total de confirmações, mas, quando se consideram apenas as mortes realmente ocorridas no dia, já é possível perceber uma tendência de horizontalização, desde o dia 2 de julho. “Não dá ainda para falar que já estamos em queda, mas provavelmente estamos no platô e, com toda certeza, não devemos ter um incremento muito significativo de óbitos diários”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

O platô é quando o número de casos e mortes atinge um nível elevado, mas mantém a estabilidade, sem crescimentos abruptos. “O mais importante disso é que nos direciona para as orientações que a Secretaria de Saúde tem tomado para evitar desequilíbrio na assistência”, destaca.

De acordo com Amaral, a redução na taxa de ocupação nas UTIs é outro indicativo importante de que o Estado caminha para uma queda. “Hoje, temos ocupação menor em relação a meados de julho, o que é muito importante, pois os níveis de ocupação antecedem os óbitos em dez dias”, analisa o secretário.

Segundo o boletim desta quarta-feira (29), Minas Gerais tem 119.394 casos confirmados e 2.068 óbitos. A ocupação de leitos está em 67,4% nas UTIs, e de 59% nas enfermarias. 

O secretário ressalta que, mesmo após a onda de redução, a população precisa estar preparada para um vai e vem de casos. “Enquanto não tiver vacina, as flutuações são esperadas, como o que estamos vendo em alguns países da Europa que estão vivendo novas ondas. Não dá para pensar que daqui a dois meses vai dar para fazer tudo que se fazia antes, do mesmo jeito. Podemos até fazer boa parte do que fazíamos, mas não da mesma forma, pois teremos que usar máscaras e manter o distanciamento por um bom período”, destaca Amaral.

Ainda nesta quarta-feira (29), o governador Romeu Zema (Novo) vai anunciar as mudanças do programa Minas Consciente, com protocolos e critérios de flexibilização.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!