Belo Horizonte registrou um novo recorde de frio na manhã desta quarta-feira (5), na estação meteorológica Cercadinho, nas proximidades do bairro Belvedere, região Centro-Sul, os termômetros registraram 9,1°C. Apesar da temperatura não parecer tão assustadora, a sensação térmica assustou os belo-horizontinos: quem acordou no início da manhã sentiu até - 5°C.
Na região da Pampulha, a situação também foi dramática, os termômetros registraram 12,5°C e a sensação térmica girou em torno de 2°C.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as baixas temperaturas registradas nos últimos dias são reflexo de uma massa de ar seco que chegou a Minas Gerais. Assim como em Belo Horizonte, também houve recorde de temperatura mínima em todo o Estado. Ao Sul, no município de Santa Fé, os termômetros registraram 1,7°C.
Para quem não é fã das temperaturas tão baixas, a notícia é boa: frio intenso foi só nesta quarta-feira. A massa de ar seco já começou a enfraquecer e, nos próximos dias, os termômetros devem registrar entre 10°C e 12°C nas manhãs.
Ao contrário de segunda-feira, não há previsão de chuva para os próximos dias. As principais características da massa que atravessa Minas Gerais é ser fria e seca. Assim, as noites devem ser frias e os dias muito quentes, uma vez que o céu deve permanecer entre claro e parcialmente nublado.
A umidade relativa do ar também deve permanecer baixa ao longo de todo o dia e chegar ao preocupante índice de 30%. Uma das recomendações para evitar as consequências desse fenômeno é manter uma boa hidratação.