O maior simulado de barragens já feito em Minas Gerais, inicialmente marcado para ser realizado no dia 29 de junho em Itabira, na região Central de Minas Gerais, mudou de data. Agora, o treinamento para um possível rompimento de barragem será realizado no dia 6 de julho, um sábado, às 15h, segundo a Defesa Civil Estadual.

Cerca de 12 mil pessoas são esperadas para participar do simulado. A cidade de aproximadamente 120 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 15 barragens da Vale cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM). 

“Esse é o maior simulado realizado em Minas Gerais, quiçá, no Brasil”, explica o tenente-coronel da Defesa Civil Estadual, Flávio Godinho. De acordo com ele, serão realizados treinamentos levando em consideração a pior das hipóteses, na qual estouraria todas as estruturas do complexo.

O treinamento

No dia do simulado, uma reunião na parte da manhã irá orientar os moradores sobre como irão acontecer os trabalhos. 

Um aplicativo para smartphone deve ser utilizado durante o treinamento. Com um sistema de localização em tempo real, o app, segundo o tentente-coronel Godinho irá permitir que o usuário tenha sua posição e de seus familiares e amigos, em tempo real, dentro de uma possível mancha de lama. 

"O usuário tem a sua projeção e a projeção da mancha de rejeito de barragem, para se localizar e se postar em local seguro, inclusive com pontos de encontro", afirmou