Na porta do Hospital de Pronto Socorro João XXIII, na manhã desta quarta-feira (14), a dona de casa Valdirene Amaral, de 30 anos, aguarda por notícias da sobrinha de 14 anos, que está entre as vítimas do acidente de ônibus na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Um irmão da adolescente, de 12 anos, também ficou ferido.
"Eles iam com mais parentes para uma marchinha de Carnaval no bairro Tirol quando tudo aconteceu. Meu sobrinho está no Risoleta Neves com fraturas no rosto e deve ser transferido para cá. Já minha sobrinha está em estado grave, passou por cirurgia e segue em coma", explicou.
Segundo Valdirene, algumas das vítimas que morreram eram vizinhas. "Só Deus sabe o que a gente está passando. Estou com o coração partido pelas pessoas que morreram. Esperamos que outras famílias não passem por isso. Deus nos sustenta", finalizou.
Além do motorista, Márcio João de Carvalho, de 58 anos, também morreram Naiara Dias Martins, de 30 anos, Deise Fátima Trindade, de 56, Maria do Carmo Pereira Santos, de 73, e Thais Soares Moraes, 25 anos. As passageiras e o funcionário da empresa de ônibus começam a ser velados ainda nesta quarta.
O acidente
O ônibus da linha 305 (Estação Diamante/Mangueiras) perdeu o controle e desceu a rua em alta velocidade. Após bater no meio-fio, o veículo 'decolou' e acabou indo parar dentro do córrego Mangueiras, ficando com a frente escorada em um muro do outro lado do curso d'água, e a traseira dentro do leito. Ainda não se sabe qual foi a causa do acidente, mas suspeita-se de defeito mecânico ou que o motorista tenha sofrido um mal súbito.
Segundo o último boletim médico, divulgado às 22h de terça-feira pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), nove dos 18 feridos no acidente foram encaminhados para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII. Deles, três estão em estado grave.
As outras seis vítimas estão estáveis, ainda conforme a unidade de saúde, porém, cinco delas precisarão passar por procedimentos cirúrgicos. Entre os nove feridos levados para o HPS estão quatro homens e cinco mulheres com idades entre 14 e 32 anos.