Aniversário

Super: 22 anos contando e fazendo história

Considerado um marco na imprensa brasileira, o jornal revolucionou o jornalismo e se tornou o popular mais lido do Brasil

Por O TEMPO
Publicado em 01 de maio de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

No dia 1º de maio de 2002, nascia o Super. Um jornal pensado para alcançar as camadas mais populares. O plano deu certo. Com um formato enxuto e uma linguagem bem simples e direta, ele caiu no gosto do consumidor, da dona de casa, do comerciante, do jovem estudante e do aposentado. Rapidamente, mais do que um canal para levar notícias, o jornal se transformou em uma ferramenta de informação e inclusão social. E se tornou o jornal popular mais lido do Brasil, chegando a vender, em um único dia, incríveis 413 mil exemplares.

Confira agora uma curiosidade para cada um dos 22 anos do Super.

 

1) Por que o Super foi lançado no dia 1º de maio?

O Super Notícia nasceu em 1º de maio de 2002. O objetivo era criar um jornal popular, voltado para os trabalhadores. E, por isso, o lançamento coincidiu com a data que marca a comemoração do Dia do Trabalhador.

 

2) Qual foi a primeira manchete do Super?

“UM BIG BROTHER EM BH”

Mas a reportagem não era sobre o reality show. Era sobre a aprovação de um projeto que legalizava a instalação de câmeras para vigiar as ruas e prédios públicos em Belo Horizonte. A brincadeira com o nome do programa “Big Brother” reflete um estilo que o jornal implantou na imprensa brasileira, o de tratar os assuntos com leveza e em uma linguagem popular, capaz de atrair a atenção e o interesse dos leitores.  

Primeira capa do Super, em 1º de maio de 2002

 


 

3) Como o jornal foi parar no universo acadêmico?

Um verdadeiro fenômeno de vendas, o Super virou tema de várias pesquisas universitárias. Em 2015, por exemplo, a estudante Renata Kelly de Arruda, da Faculdade de Educação da Unicamp, apresentou a seguinte tese de doutorado: “Super Notícia: um jornal entre leitores”. 

4) Quantas edições já foram publicadas nesses 22 anos?

Desde 1º de maio de 2002 até hoje, já foram publicadas 7.444 edições do Super.  

5) Quantas páginas de notícias o Super já publicou?

A estimativa é de que, em média, o Super já tenha publicado mais de 282 mil páginas em 22 anos. Quando foi lançado, em 1º de maio de 2002, o veículo tinha, em média, de 24 a 32 páginas por dia. Desde abril de 2022, quando passou a circular uma vez por semana, o jornal tem publicado 56 páginas por edição.

Impressão do Super

6) Qual edição foi a mais vendida da história? 

No dia 25 de julho de 2013, o Super vendeu 413.410 exemplares. O recorde histórico aconteceu um dia depois de o Galo vencer a Libertadores. 

Edição mais vendida do Super, após o Galo vencer a Libertadores

7) Quando o Super passou a circular uma vez por semana?

O Super circulou diariamente até abril de 2022. Dessa data em diante, passou a circular uma vez por semana, toda sexta-feira, com novo layout e mais notícias para a população.  

8) Quantas pessoas trabalham para levar o Super até às bancas?

Considerando as equipes de jornalismo, gráfica, distribuição e circulação, aproximadamente 50 pessoas trabalham para garantir a produção e entrega do Super.

 

9) Você sabia que o Super já promoveu um grande concurso de beleza, elegendo, uma vez por ano, o Garoto e a Garota Super. Quantas edições do concurso foram realizadas? 

O concurso de beleza foi lançado em 2005 e teve 15 edições. Em média, cerca de 80 candidatos e 80 candidatas participavam das seletivas. Desse total, dez eram classificados para o grande dia. A última edição, realizada em 2019, foi marcada pelo show da Ludmilla e consagrou Rafael Costa e Marcella Fernanda como vencedores. 

10) Quais talentos foram revelados pelo concurso Garoto e Garota Super?

A atriz global Erika Januza ficou em segundo lugar no Garota Super na primeira edição, em 2005. De lá para cá, a mineira, de Contagem, fez várias novelas. Sua estreia na Globo foi em 2014, no folhetim “Em Família”. Também participou de “Sol Nascente”, “O Outro Lado do Paraíso”, “Amor de Mãe”, “Arcanjo Renegado” e “Verdades Secretas II”.

Erika Januza

A vencedora do Garota Super 2015, Isadora Murta, ganhou o concurso Miss Supranational Brasil 2024, disputado no Rio Grande do Sul. Ela nasceu em Contagem, mas ganhou o prêmio representando o Estado de Tocantins. 

11) E tem ex-BBB no Garota Super?

Sim! Giovanna Lima, participante do “BBB” de 2024, foi uma das finalistas. Ela participou na edição de 2015 e ficou entre as finalistas.

Ex-BBB Giovanna Lima

 

12) Quais grandes artistas já participaram dos shows do Garoto e Garota Super?

Luan Santana é o recordista. Ele foi a atração principal em três finais do concurso: 2011, 2014 e 2016. Outros grandes grandes artistas, como Anitta, Anavitoria e Ludmilla, também já animaram a festa da grande premiaçãor

antana faz show do Garoto e Garota Super em 2011

13) Como o Super tem a ver com a popularização da TV digital?

Em 2017, o sinal analógico de TV foi desligado. Para ajudar a população, o Super doou mais de 20 mil kits de conversor digital. Além do equipamento, foram doados antena externa, cabo e controle remoto.

 

14) Como o Super se transformou em uma mina de ouro?

Em 2019, quando comemorou 15 anos, o jornal organizou uma campanha com sorteios para distribuir R$ 500 mil certificados de barras de ouro. 

15) Você sabia que o Super também ajudou muita gente?

O jornal chegou a promover sorteios de carros e apartamentos, em promoções que fizeram história. Além dessas promoções, o Super transformou a vida de muita gente, como a do gari Renato Sá de Souza. Em 2021, ele teve a moto roubada, no bairro União, na região  Nordeste de Belo Horizonte. Uma reportagem sensibilizou o Grupo Orange, que resolveu dar uma moto nova para Renato. 

 

Gari ganha moto após matéria do Super

16) Você sabia que o Super teve papel fundamental na busca por solução de problemas urbanos e sociais?

Foi mal atendido em algum lugar? Sua rua está um caco, precisando de reformas? O transporte está ruim, e os ônibus atrasam sempre? Seu bairro está esquecido pelas autoridades? Com essa chamada, a coluna Panelaço convida a população a mandar reclamações e vai atrás das autoridades para buscar respostas. Assim, o jornal se tornou um importante canal de denúncias e uma ferramenta para ajudar a solucionar problemas.

panelaço

17) É verdade que o Super ajudou a encontrar pessoas desaparecidas?

Sim. Durante muito tempo, o jornal manteve a coluna Por Onde Anda. A divulgação de fotos de pessoas desaparecidas foi essencial para reconectá-las às famílias. 

 

18)  Qual o papel do Super nos esportes?

Por muitos anos, o jornal organizou o Circuito pela Paz. O evento, que promovia corridas, tinha o objetivo de levar saúde e bem-estar aos leitores, além de incentivar a prática de esportes.

19) Qual o papel do Super na cidadania? 

E o jornal organizava o evento Super no Seu Bairro, com ações de cidadania que envolviam emissão de documentos, medição de pressão arterial e ruas de lazer.

20) Como o sucesso do jornal deu origem a uma rádio?

O crescimento da popularidade do Super foi tão importante que, em 2017, ele se transformou em uma rádio, a 91,7 FM, hoje no ar como FM O TEMPO. 

 

21)  Como o Super ajudou a ampliar o hábito de leitura? 

Primeiro veículo popular a alcançar a liderança da venda de jornais, o Super é considerado um verdadeiro marco na imprensa nacional. Em formato tabloide, com manchetes objetivas e notícias curtas, o veículo conseguiu fazer muita gente ler jornal. Chegou a ter uma tiragem de 250 mil exemplares por dia, tornando-se o jornal popular diário mais vendido do Brasil.  Coincidentemente, o dia em que o Super foi lançado, 1º de maio, além de ser o Dia do Trabalhador, é o Dia da Literatura Brasileira. 

Super já foi o jornal mais lido do Brasil

 

22) Relembre o que estava acontecendo no ano de  2002, quando o Super foi lançado. 

1- A novela das 21h que estava no ar era “O Clone”

2- “Big Brother” estreou nesse ano

3- Foi o ano em que começou a circular no Brasil a nota de R$ 20

4- Esse ano marcou a última conquista do Brasil na Copa do Mundo, quando a seleção brasileira se tornou pentacampeã no Japão

5- “Cidade de Deus”, filme do diretor Fernando Meirelles, estreava nos cinemas

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!