Carnaval

Tambores esquentam para a folia em Belo Horizonte 

Ensaio do ‘Juventude Bronzeada’ reuniu 250 pessoas ontem

Por Raquel Sodré
Publicado em 11 de janeiro de 2015 | 21:18
 
 
 
normal

Ainda não estamos nem no meio de janeiro, mas Belo Horizonte já está com os dois pés no Carnaval. Neste domingo (11), o primeiro ensaio do bloco “Juventude Bronzeada” bateu o martelo e reafirmou o clima que já havia começado no sábado, com o bloco “Baianas Ozadas”.

Cerca de cem instrumentistas – experientes ou não – se reuniram na tarde deste domingo na praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul da capital. Lá, entre tambores, tamborins e outros instrumentos de percussão, eles começaram a aprender os ritmos que serão tocados no bloco neste ano.

“Trabalhamos com músicas de axé dos anos 1990 que exaltem a cultura negra, como Olodum e Timbalada, por exemplo”, explica o músico Thales Silva, um dos organizadores do bloco.

Aprendendo esses ritmos, estava a projetista Karla Aires, 50, que tocava surdo, um tipo de tambor. “Comecei tocando ano passado em dois blocos. Neste ano, além do ‘Juventude Bronzeada’, também vou tocar no ‘Baianas Ozadas’, ‘Pena de Pavão de Krishna’, ‘Então Brilha’ e mais um bloco de forró. Vou tocar todos os dias (do feriado)”, conta.

O primeiro ensaio do bloco atraiu aproximadamente 250 pessoas. Dentre elas, o casal Débora Ferreira, 31, Enéas Ribeiro, 37, e sua filha, Maria Eduarda, 2. A pequena já é experiente na folia.

“Ano passado, saímos os quatro dias atrás dos blocos com ela na ‘garupa’. Ela aproveitou muito”, conta o pai, que adora Carnaval. O casal é de Pompéu, na região Central do Estado, e neste ano ainda não decidiu se passa aqui ou se vai para a cidade natal. “Lá vai ter show do (cantor) Tomate”, diz Débora, indicando sua preferência.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!