Alagamento

Tempestade deixa Juatuba debaixo d'água

Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município realizam o resgate de pessoas e animais com a ajuda de helicóptero

Por Fernanda Viegas
Publicado em 20 de janeiro de 2016 | 08:39
 
 
 
normal

A cidade de Juatuba, na região Central de Minas Gerais, amanheceu debaixo d'água, nesta quarta-feira (20). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município realizaram o resgate de pessoas e animais com ajuda de helicóptero. Não há registro de feridos nem de desaparecidos na região.

O salvamento começou por volta de 4h e foi encerrado às 8h. As atividades contaram com o apoio do helicóptero Arcanjo 3, do Corpo de Bombeiros, que sobrevoou o município e auxiliou no salvamento durante todo o processo.

Cerca de 80 famílias foram retiradas de suas casas e 25 imóveis foram desabrigados. Os funcionários da Defesa Civil passaram de casa em casa para retirar os moradores.

Todos as pessoas foram encaminhadas para o ginásio poliesportivo da cidade, onde há assistentes sociais realizando o cadastro da população. Parte dos desabrigados conseguiram retirar alguns objetos de suas casas. 

" A hora que eu vi foi umas 5h. Nessa hora (o rio) não estava muito cheio. A gente começou a tirar as coisas pra fora e colocar na casa da vizinha. A casa foi enchendo, enchendo. Eu recuperei fogão, meu colchão, a cama do meu filho, um pouco de roupas e panelas. O sofá, a estante e a mesa, eu não consegui salvar. Ficou tudo lá", relatou a dona de casa Nelma Barbosa, de 29 anos, que mora no local com seu marido e dois filhos.

No entanto, a grande maioria dos moradores não teve tempo de retirar nenhum pertence. "Os móveis ficaram tudo dentro de casa. Só deu para resgatar os documentos e dois pares de roupa. Os bombeiros estiveram aqui e resgataram o povo. Nós viemos andando com a água no umbigo. A água, lá embaixo, é mais baixa e veio com mais pressão. Eu perdi tudo de casa", disse a doméstica Onália Itelvina dos Santos, de 43 anos.

Outros alagamentos pelo Estado

Ao todo, mais de 30 cidades mineiras foram castigadas, entre o fim de semana e esta terça (19), pelas chuvas. Durante a madrugada desta quarta (20), a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, sofreu com diversos pontos de alagamentos. Além disso, veículos foram arrastados pela enxurradas ao longo das avenidas principais da cidade.

Atualizada às 12h47.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!