A massa de ar seco segue atuando por Belo Horizonte e fará com que os termômetros cheguem aos 31ºC nesta quarta-feira (23 de agosto). A previsão, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que o dia seja de céu claro com poucas nuvens, temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar. A capital mineira está em alerta por conta disso.
A mínima estimada era de 13ºC, mas por volta de 4h30, na estação de medição da Pampulha, na capital, os termômetros já batiam a casa dos 16º C. A umidade relativa do ar, por sua vez, poderá chegar a 25%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Para se ter uma ideia, no Deserto do Saara, no norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
Belo Horizonte está em alerta de baixa umidade do ar até o próximo sábado (26 de agosto). A população é orientada a redobrar a hidratação.
Vale ressaltar que uma massa de ar quente e seca se espalha por quase todo o Brasil, desde o sul do país até parte da região amazônica. Minas Gerais não escapa, e os termômetros podem bater os 40ºc em algumas regiões do estado ao longo dos próximos dias, seguidos por temporais previstos para o final da semana, segundo o INMET, a onda de calor tem potencial para provocar recordes de temperatura em pleno inverno no Brasil - um fenômeno mais comum de ser registrado em setembro e outubro.
O calor tende a se agravar no Triângulo Mineiro, no Noroeste, no Norte e na Zona da Mata. Entre quinta (24/08) e sexta-feira (25/08), as temperaturas podem subir de 39ºc para 40ºc. Uma frente fria avança e chega ao Triângulo e à Zona da Mata no final da semana, o que aumenta a nebulosidade e pode ocasionar temporais nessas regiões entre sexta e domingo.
Confira alguns cuidados com a saúde neste calor intenso:
Hidrate-se durante o dia;
Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
Evite frituras;
Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).