CAMPANHA NACIONAL

Vacinas contra gripe ainda não estão liberadas para todos em BH

Nesta semana, apenas idosos acamados e residentes em casas de repouso terão acesso a vacina nos postos de saúde

Por RAFAELA MANSUR
Publicado em 04 de maio de 2015 | 14:34
 
 
 
normal

Quem visitou os postos de saúde de Belo Horizonte à procura de vacina contra a gripe na manhã desta segunda-feira (4) voltou para casa sem receber a imunização.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou nesta segunda no país mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), apenas idosos acamados e residentes em casas de repouso receberão a vacina nesta semana na capital.

As vacinas devem passar a ser distribuídas nos centros de saúde a partir do dia 9 de maio para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

No posto de saúde Serrano, na região Noroeste de Belo Horizonte, as doses ainda não chegaram, mas os funcionários disseram que a procura pela vacina foi grande na parte da manhã. No centro de saúde São José, na mesma região, funcionários disseram que a previsão era de que as vacinas chegassem na última sexta-feira, o que não aconteceu. "Meu irmão me trouxe de carro para vacinar e não sei se vou conseguir voltar outro dia, porque não consigo andar sozinha", disse Creusa Castro, 60, que esteve no local.

De acordo com o Ministério da Saúde, apesar da campanha ser de âmbito nacional, cada município tem autonomia para aplicar a estratégia que achar mais adequada. Mais de 54 milhões de vacinas foram distribuídas no país e a meta é atingir 39,7 milhões de pessoas, isto é, 80% do público-alvo, para que receba a imunização até o dia 22 de maio. Em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a intenção é que 4,8 milhões de pessoas sejam vacinadas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!