Mina Timbopeba

Vale instala vertedouro para descaracterização de barragem em Ouro Preto

Estrutura hidráulica, que começa a operar nesta quinta-feira, vai drenar a água do reservatório e aumentar a segurança para as próximas fases das obras

Por Redação
Publicado em 15 de setembro de 2021 | 17:02
 
 
 
normal

A mineradora Vale informou que o novo vertedouro instalado na barragem Doutor, na mina Timbopeba, em Ouro Preto, na região Central de Minas, começa a operar nesta quinta-feira (16). A estrutura hidráulica, que vai drenar a água do reservatório de rejeitos, é uma importante etapa do processo de descaracterização da barragem. De acordo com a empresa, o canal vai aumentar a segurança para as próximas fases das obras para eliminar o barramento construído pelo método a montante.

A construção do vertedouro começou em agosto de 2020 e foi uma etapa preliminar ao processo que irá eliminar a função da estrutura de reter rejeito e água. Ele ajudará a manter o volume da barragem reduzido, canalizando a água do reservatório, sobretudo no período chuvoso. Além disso, Vale garantiu que segue realizando atividades complementares de drenagem e revegetação na área do vertedouro até o final de 2021.

Na sequência, serão iniciadas ações preliminares para a próxima etapa do processo de descaracterização da barragem. Essa nova fase está prevista para começar em 2022 e consiste na construção de reforços para o maciço e um dique auxiliar da barragem, com objetivo de aumentar a segurança.

A eliminação de barragens construídas a montante é uma promessa feita pela Vale desde o rompimento em Brumadinho, tragédia que deixou 270 mortos.A barragem Doutor, atualmente, está no nível de emergência 1.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!