O cadastro de ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte continua nesta quarta-feira (17 de janeiro). O processo é necessário para aqueles que desejam vender bebidas e adereços carnavalescos durante o período da folia na capital mineira, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro.  A credencial dá ao ambulante o direito de circular pelos desfiles de blocos de rua.

O cadastramento teve início nesta terça-feira (16 de janeiro). Por causa do grande número de pessoas, longas filas foram formadas e houve confusão durante todo o dia. Diante disso, a Prefeitura de Belo Horizonte decidiu que a partir desta quarta-feira (17) serão distribuídas 2 mil pulseiras na abertura do credenciamento, marcado para às 12h.

O número é proporcional à capacidade máxima de atendimento diário. Apesar da limitação da quantidade de atendimentos por dia, a prefeitura garante que todos os interessados serão cadastrados e que não há limite de credenciais. O cadastro será feito até o dia 26 de janeiro. A expectativa é que a folia deste ano reúna cerca de 17 mil ambulantes. O número é maior que os 16.117 trabalhadores do período de festa do ano passado. 

  • Onde é feito o cadastro?

Local: Colégio Marconi
Endereço: Rua Paracatu, 1.574, bairro Santo Agostinho

  • Qual o horário do atendimento?

O atendimento será das 12h às 20h.

  • Quem pode se cadastrar?

Maiores de 18 anos com residência comprovada em Belo Horizonte.

  • Quais os documentos necessários?

Identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Caso não possua documento que comprove domicílio na capital sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, poderá apresentar declaração subscrita por cônjuge, pai, mãe, irmão ou irmã, com a respectiva documentação comprobatória do vínculo.

  • O que pode e o que não pode vender?

A credencial dá direito a circular entre os blocos durante o período da folia, que vai de 27 de janeiro a 18 de fevereiro. A permissão é para a comercialização de bebidas e adereços carnavalescos.

As vendas de alimentos, de bebidas fracionadas e em recipientes de vidro estão proibidas. Também não é permitido ficar no local após a dispersão do bloco.

  • Vai ter curso preparatório?

O Sesc Palladium receberá uma capacitação gratuita para os profissionais que desejam ser ambulantes no Carnaval. As aulas acontecerão em três turnos diferentes (manhã, tarde e noite), e poderão participar da ação os primeiros 3 mil ambulantes credenciados, que fizerem o cadastro nos três primeiros dias de inscrição.

  • Dúvidas?

As regras podem ser conferidas no portal da PBH. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail diretoria.belotur@pbh.gov.br.