Polêmica

Vereador propõe capacitação gratuita para ciclistas de Belo Horizonte

Parlamentar garante que proposta não visa curso para andar de bicicleta na capital, mas é uma ferramenta facultativa para melhor o uso deste transporte nas ruas da cidade; entidades reclamam e acreditam que ideia desestimula uso de bike

Por Fernanda Viegas
Publicado em 12 de maio de 2015 | 10:30
 
 
 
normal

O Projeto de Lei nº 1.500/2015 do vereador Daniel Nepomuceno (PSB), que "institui o curso para capacitação de usuários de veículos de propulsão humana do tipo bicicleta, handbikes e similares" gera polêmica entre parlamentar e as entidades dos amantes da bicicleta.

O parlamentar garante que a ideia é dar mais instrução aos ciclistas, enquanto os membros de associações acreditam que projetos como este desestimulam o uso da bike.

Em sua página do Facebook, Nepomuceno explica que a intenção é oferecer curso gratuito e facultativo para os ciclistas, e não ser o primeiro passo para quem quer andar de bicicleta em Belo Horizonte.

FOTO: Reprodução Facebook
nepomuceno
Projeto tramita na Câmara e já foi aprovado por duas comissões

O membro da Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo), Augusto Schmidt não vê sentido na capacitação. “Quem oferece riscos nas ruas são os motoristas de carro, e não os ciclistas. Se o governo estipula uma regra como essa, vai desestimular o uso da bike. Nenhum ciclista foi consultado para debater o projeto", reclama.

“Ciclistas, que dividem o mesmo espaço (com veículos maiores) no trânsito, nos logradouros públicos, não recebem qualquer tipo de formação”, diz Nepomuceno no projeto. 

A proposta teve parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara nessa segunda-feira (11). De acordo com o texto do projeto, os condutores de bicicletas que fizerem o curso terão certificados do Executivo por curso de no mínimo 30 horas sobre cidadania, primeiros-socorros e legislação e segurança no trânsito.

Confira o texto completo da proposta de Nepomuceno, clicando aqui

Trâmite. O texto também teve parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça da Casa. Agora, segue para a Comissão de Administração Pública e depois para a Comissão de Orçamento e Finanças.

Atualizada às 10h49

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!