Atenção motoristas!

Véspera de Natal deixa trânsito lento em avenidas, shoppings e praças de BH

Mais cedo, semáforos estragados provocaram o verdadeiro caos na região central

Por José Vítor Camilo
Publicado em 21 de dezembro de 2023 | 19:55
 
 
 
normal

A aproximação do Natal já está causando dor de cabeça para quem transita de carro em diversos pontos de Belo Horizonte na noite desta quinta-feira (21 de dezembro). Mais cedo, semáforos com problema, um deles em plena praça Sete, causaram um verdadeiro caos no Centro de BH.

De acordo com a BHTrans, por volta das 19h30 o trânsito estava carregado no entorno da Rodoviária da capital mineira. Os acessos ao terminal estão sendo monitorados por agentes da empresa de trânsito e, também, pela Guarda Civil Municipal de BH.

Além disso, nesta noite os motoristas enfrentam lentidão no sentido Rodoviária da avenida Afonso Pena, em vários pontos. O trânsito também está lento na avenida Pedro I, entre as ruas Antônio Rocha (bairro São Tomaz) e Monte Castelo (bairro Santa Branca), em direção ao Centro.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em função das festas de final do ano, há um aumento do fluxo de veículos e de pedestres na cidade, além de um volume maior de tráfego na Área Central, nas principais avenidas e também no entorno de shoppings e nas áreas comerciais nos bairros.

"Desde o dia 13/12, iniciou-se a Operação Final de Ano 2023. A ação tem a participação da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar que fazem parte da Unidade Integrada de Trânsito.  A operação tem o objetivo de intensificar o monitoramento do trânsito e do transporte público, coibir a prática de irregularidades, e garantir a segurança, acessibilidade e fluidez do trânsito", completou o município.

Câmeras ajudam a monitorar o trânsito

Durante a operação Final de Ano 2023, além dos agentes espalhados pelas ruas da cidade, as câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações (COP-BH) também auxiliam na operação do trânsito em tempo real.

"Com esse acompanhamento é possível proporcionar ajustes necessários como, o remanejamento das equipes em campo para atendimento das ocorrências prioritárias, ou seja, aquelas que geram maior reflexo no trânsito, como acidentes, veículos com problemas mecânicos e obstrução ou retenção nas vias. Também é possível efetuar intervenções nos tempos semafóricos, receber informações das equipes de campo para providências e interagir com outros órgãos, visando à solução de ocorrências que interfiram na circulação do trânsito e até lançar no Waze intervenções e interdições emergenciais da cidade", concluiu a PBH.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!