Mais de dois meses depois

Via que liga centro de Brumadinho a Córrego do Feijão será liberada

Vale anunciou construção de ponte no local no dia 19 de fevereiro, e obras deveriam ter sido concluídas em 1º de março

Por Da Redação
Publicado em 02 de abril de 2019 | 11:47
 
 
 
normal

Mais de dois meses depois que a avenida Alberto Flores ficou bloqueada pelos rejeitos da barragem rompida da Vale em Brumadinho, a mineradora anunciou, nesta terça-feira (2), que a via será liberada para tráfego de veículos a partir das 13h.

Mesmo assim, a liberação ocorre em sistema de pare e siga, porque a ponte que está sendo instalada sobre a avenida ainda não teve suas obras concluídas. Segundo a Vale, a previsão é que o trânsito seja normalizado, com circulação em ambos os sentidos, a partir do próximo dia 10 de abril.

A avenida Alberto Flores liga o centro de Brumadinho ao distrito de Córrego do Feijão, e seu bloqueio dificultava a vida dos moradores, que chegavam a gastar mais do dobro do tempo para percorrer o trajeto.

A previsão inicial era de que a obra fosse concluída e entregue à população no dia 1º de março – há mais de um mês, portanto. Segundo a Defesa Civil, o atraso se deveu às fortes chuvas que atingiram a região no início de março.

O anúncio da construção da ponte na avenida Alberto Flores foi feito pela Vale no início de fevereiro.

Íntegra do comunidade da Vale

"O acesso de veículos será liberado em sistema de pare e siga na ponte que está sendo instalada sobre a Avenida Alberto Flores, em Brumadinho (MG), a partir das 13 horas desta terça-feira (2/4). As obras estão em fase final e a previsão é que o trânsito seja normalizado, com circulação em ambos os sentidos, a partir do próximo dia 10.

As obras têm como objetivo restabelecer, com segurança, o acesso das comunidades Parque da Cachoeira, Córrego do Feijão, Melo Franco, Marques, Aranha, Palhano, Córrego Ferreira e Casa Branca, dentre outras, à área central de Brumadinho.

A ponte tem 50 metros de extensão e está sendo construída em estrutura mista (concreto e aço). Quando totalmente concluída, permitirá o tráfego de veículos em mão dupla e terá passeio para pedestres. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Vale.

Outra obra importante em fase de conclusão é a cortina de estacas-prancha próxima à ponte de Alberto Flores. Além de contribuir com a retenção do rejeito e proteger o acesso, irá possibilitar a instalação de uma Estação de Tratamento de Água, cuja função será tratar a água do Córrego Ferro Carvão e devolvê-la limpa ao Rio Paraopeba."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!