Um material inusitado foi transformado em combustível em Barcelona, na Espanha. E é a partir dele que um ônibus tem circulado na cidade há 39 meses, percorrendo 42 mil km. Parte do projeto “Life Nimbus”, o coletivo é movido a biometano, um gás que vem da decomposição de fezes humanas.
A iniciativa, que é uma colaboração entre departamentos municipais, institutos de pesquisa e a Universidade Autônoma de Barcelona, produz o combustível a partir da matéria orgânica resultante do tratamento de águas residuais em uma estação local. A estimativa, segundo o jornal francês Le Monde, é de que já tenham sido usados “dejetos humanos de 1,5 milhões de moradores da cidade catalã”.
A intenção do projeto é aproveitar os resíduos orgânicos para gerar energia limpa e diminuir a pegada de carbono no transporte público de Barcelona. E a empreitada tem dado certo, já que desde sua implementação, o ônibus já reduziu em mais de 85% a pegada de carbono de um coletivo e aumentou em 70% a energia obtida do biogás. A cada ano, o veículo percorre mais de 14 mil quilômetros.
A iniciativa tem recebido o apoio dos cidadãos locais. "Acho que é uma ideia fantástica. Já aproveitamos os dejetos dos animais, então por que não os nossos?", disse a aposentada Rosa Maria Gay em entrevista ao Le Monde. "Contanto que seja energia renovável e não tenha mau cheiro, acho ótimo", afirmou a estudante de ciência da computação, Alessandra Spano.