No Brasil, os casais celebram o amor no Dia dos Namorados, mas os solteiros não ficam esquecidos. Em 15 de agosto é comemorado o "Dia dos Solteiros" do país, para que a 'solteirice' ganhe protagonismo e os não-comprometidos se divirtam. 

Para quem busca um relacionamento e quer conhecer pessoas novas, os aplicativos de relacionamento são uma ponte. É depois do 'match', porém, que a conversa acontece, e um pequeno símbolo é capaz de mudar tudo.

O Tinder, um dos apps mais populares do segmento, divulgou um levantamento sobre o uso de emojis em sua plataforma. A pesquisa mostra que aproximadamente um quinto das primeiras mensagens trocadas no aplicativo contém pelo menos um emoji. Os brasileiros estão em segundo lugar no ranking mundial de uso dessas figuras, ficando atrás somente de Estados Unidos. Na sequência estão Alemanha, França, Espanha e Reino Unido.

Entre os emojis mais utilizados nas primeiras mensagens estão o aceno de mão (👋), o sorriso (😊), a risada (😂) e o coração (❤️). Segundo a plataforma, esses símbolos ajudam a criar um clima inicial de flerte e descontração nas conversas.

Alguns emojis são mais populares que outros ao redor do mundo. Esses símbolos se consolidaram como uma espécie de linguagem não oficial dos relacionamentos, combinando elementos sedutores, divertidos e, por vezes, ambíguos. Veja a lista dos favoritos da paquera, tanto os usados nas bios quanto nas mensagens:

No entanto, nem todos os emojis produzem efeitos positivos nas interações. Alguns símbolos específicos estão frequentemente associados ao fenômeno conhecido como "ghosting" - quando uma pessoa simplesmente para de responder mensagens sem explicação. Dando o famoso "chá de sumiço", em um português bem brasileiro. Veja quais são os que podem acabar com a paquera e o que eles podem significar.

A pesquisa também revelou dados sobre os emojis de pêssego (🍑) e berinjela (🍆), muito utilizados em contexto sexualizado. De acordo com informações internas do Tinder, o uso desses símbolos em mensagens reduz pela metade as chances de troca de contatos entre os usuários. A plataforma recomenda que, a menos que ambas as partes estejam confortáveis com esse tipo de conversa, é melhor reservar frutas e vegetais apenas para listas de compras.