A última pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que quase 80% das empresas brasileiras não chegam a completar uma década de atividade. Chegar aos 30 com um modelo de negócio pioneiro é algo ainda mais raro - mas, não impossível. O Portal Auto Shopping, localizado em Belo Horizonte, é um exemplo de sucesso, que combina tradição, credibilidade e longevidade nos negócios, prestes a celebrar três décadas de história com planos sólidos para o futuro.
O empreendimento disruptivo transformou o modelo de compra e venda de veículos em Minas Gerais, ainda nos anos 1990, quando predominavam as feiras informais e negociações entre particulares.
A proposta de reunir, em um só lugar, lojistas experientes e uma infraestrutura completa de serviços e comodidade aos clientes, chamou a atenção do mercado e inspirou a criação de espaços similares no país. O Portal Auto Shopping foi o primeiro empreendimento com essas características na América Latina, fruto da visão estratégica e empreendedora do empresário mineiro Paulo Ribeiro Nunes, que abriu às portas do espaço aos clientes em 1994.
“O nosso fundador pesquisou sobre a existência de um shopping de veículos na África do Sul e viajou até lá para conhecer. No entanto, o que encontrou foi apenas um conjunto de tendas com alguns poucos veículos expostos. Ele se frustrou naquele momento, mas decidiu assumir o compromisso de criar algo realmente imponente e funcional em terras mineiras. Desde a compra do terreno até a inauguração, foram três anos de trabalho. Hoje, o Portal Auto Shopping é referência no mercado, não apenas pela sua estrutura, mas pela tradição, solidez e credibilidade conquistadas ao longo dos últimos 30 anos”, relata Viviane Valadares, gerente geral do Portal Auto Shopping.
Atualmente, o empreendimento ocupa mais de 24 mil m², com 50 lojas especializadas no setor automotivo. Entre as operações estão revendas de veículos, serviços de vistoria, financeiras, corretoras de seguros e outros serviços. O espaço conta ainda com praça de alimentação, estacionamento e áreas para crianças e pets. Mas a grandiosidade do empreendimento vai além da sua estrutura física. O Portal reúne o maior estoque consolidado da região, cerca de 2 mil veículos, e, nos últimos cinco anos, comercializou mais de 35 mil automóveis seminovos.
“Nessas três décadas, o Portal se consolidou como uma referência para os mineiros. Temos uma forte presença na capital e região metropolitana, mas também somos uma opção para quem vem do interior do Estado em busca do sonho do novo carro. O nosso propósito é construir histórias duradouras, e isso envolve investir continuamente em soluções que aprimorem os resultados e atendam as expectativas do mercado”, revela Viviane, destacando que o empreendimento já planeja os próximos 30 anos, com foco em tecnologia, inteligência de mercado e na oferta de mais pontos de recarga para veículos elétricos.
Como uma das principais líderes à frente do negócio, Viviane destaca a importância de romper barreiras em um segmento ainda predominantemente masculino. “O Portal Auto Shopping tem um legado de tradição e solidez iniciado pelo Sr. Paulo Nunes. E, há algum tempo, tem lideranças femininas como referência em sua gestão, construindo um forte diferencial competitivo. A presença de mulheres em cargos gerenciais nesse setor ainda é rara, mas provamos diariamente, ao longo desses anos, que conquistamos o respeito e a confiança de nossos lojistas e do mercado”, explica.
A expectativa do Portal Auto Shopping é encerrar as comemorações dos seus 30 anos com um crescimento de 10% no valor de vendas em 2024, na comparação com o ano anterior. Como parte da celebração, o empreendimento vai sortear, no dia 30 de novembro, um New HB20 0km entre os clientes que adquirirem um veículo nas lojas participantes entre 19 de maio e 29 de novembro.
Clique para acessar o site e ter mais informações: portalautoshopping.com.br