A Anglo American insere a sustentabilidade em sua estratégia corporativa, direcionando esforços para a gestão responsável dos recursos naturais, preservação da biodiversidade e fomento ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades nas regiões anfitriãs das suas operações. Nesse contexto, o programa Embaixadores do Bem atua como um importante agente de apoio e fortalecimento para organizações sociais.
De 2019 a 2025, o Instituto Sementes do Saber, que desenvolve ações em Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Congonhas do Norte, teve 11 projetos aprovados, voltados para áreas como educação, treinamento, saúde, bem-estar e desenvolvimento comunitário, beneficiando mais de 800 pessoas.
O projeto Prato Verde foi o primeiro a ser desenvolvido, oferecendo a famílias em situação de vulnerabilidade insumos, materiais, mudas e sementes para montar hortas domésticas e garantir uma alimentação mais saudável, completa e nutricionalmente rica.
Outro projeto executado pelo Instituto foi o Skate para Todos, que levou esporte, cultura e autoestima para crianças e jovens indicados pelos serviços municipais de assistência social e saúde mental, ampliando o acesso a espaços coletivos da comunidade.
Projetos que saíram do papel
O Instituto Ipês, ativo em Conceição do Mato Dentro, teve nove projetos aprovados entre 2022 e 2025, focados em meio ambiente e responsabilidade social, beneficiando mais de 700 pessoas.
Para o presidente e cofundador do Ipês, Helger Lasmar, executar projetos em parceria com os Embaixadores do Bem desde 2022 é uma grande oportunidade de levar conhecimento e boas práticas de sustentabilidade aos diversos públicos que atendemos.
“Temos certeza de que, somente através da educação, poderemos mudar a nossa realidade ambiental e contribuir para uma sociedade mais justa e humana e esta parceria tem sido fundamental para avançarmos neste objetivo”, finaliza.
Sobre o programa Embaixadores do Bem
O programa **Embaixadores do Bem** faz parte do compromisso da Anglo American de realizar mineração com responsabilidade, promovendo o fortalecimento institucional, suporte técnico, financeiro e humano a projetos que envolvem segurança alimentar, educação ambiental, esporte, cultura e geração de renda.
Entre 2019 e 2025, as iniciativas aprovadas pelo programa evidenciam a convergência entre práticas sustentáveis e engajamento comunitário, articulando ações que objetivam resultados concretos na vida das pessoas e na conservação ambiental dos territórios impactados.
Para saber mais acesse: angloamerican.com.br
*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante.