O maior investimento da história da Cemig também está chegando para o produtor rural de Minas Gerais. São 35 mil quilômetros de novas redes trifásicas até 2028, para impulsionar o setor, trazendo mais produtividade, inovação e geração de empregos com Cemig Agro. Para isso, 228 novos profissionais foram convocados para atuarem nas 57 primeiras bases definidas pelo Governo de Minas, por meio da Cemig, em municípios das regionais Triângulo, Leste, Norte, Oeste, Sul e Mantiqueira (Zona da Mata).

O objetivo do programa é encurtar o tempo de deslocamento das equipes de eletricistas e agilizar o atendimento às demandas, reduzindo a duração de interrupção para os produtores. Além dos locais já definidos, ainda estão previstas mais 19 bases em outras cidades do estado, ainda em fase de estudos.

A primeira turma de eletricistas que atuará diretamente nas novas bases locais do programa já está trabalhando nas respectivas regionais mais próximas, até a entrega dos novos postos de trabalho. O restante está em fase de treinamento e contratação e deverá ficar à disposição da empresa até o fim do ano.

Nos primeiros meses, o Cemig Agro já provocou uma redução expressiva no número de reclamações de clientes rurais na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “O programa Cemig Agro, com previsão de R$ 11 bilhões investidos até 2027, é mais um incentivo que contribui com a ampliação da oferta de energia de qualidade e melhora o tempo de atendimento. Tudo isso pensando em facilitar a vida desses produtores rurais, que geram emprego e renda em nosso estado, e de seus trabalhadores”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

A coordenadora do Cemig Agro, Ciceli Martins, ressalta que as bases já estão em fase avançada de implementação. “A definição dos locais observou critérios técnicos, levando em consideração a distribuição dos clientes rurais em todo o Estado de Minas Gerais. Adquirimos ainda 83 novas caminhonetes para as novas equipes e estamos trabalhando para que as primeiras bases iniciem a operação em dezembro deste ano. Todas essas ações reafirmam nosso compromisso em seguir melhorando nosso atendimento e a qualidade do fornecimento de energia para o agronegócio mineiro”, afirma.

Lançado em junho deste ano, o Cemig Agro já possui resultados expressivos no relacionamento com clientes rurais em Minas. De junho a setembro, as reclamações de clientes rurais registradas na Aneel caíram cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2023. Já na ouvidoria da Cemig, a queda das queixas na mesma época foi de 10,2% entre os clientes Agro.

A redução se deve à implementação de canais diretos de relacionamento e o estreitamento da relação com sindicatos e associações locais. O canal exclusivo do Cemig Agro (0800-721-6600) já totalizou mais de 30 mil atendimentos.

Além disso, os gestores e agentes de relacionamento da empresa realizaram mais de 400 encontros com entidades rurais e seus associados para apresentação do projeto e acolhimento das demandas em toda a área de concessão da companhia.

Medidas preventivas

Além da melhoria do relacionamento e do processo de reforço de equipes em campo, o Cemig Agro avançou em outras frentes importantes. Já foram instalados mais de 2.500 religadores automáticos, que são equipamentos que permitem que o religamento das redes seja feito à distância, evitando o deslocamento de equipes por grandes distâncias e em locais de difícil acesso para uma operação de religamento de uma chave causada por defeito transitório, como galhos de árvores, por exemplo.

A Cemig realizou ainda a limpeza de faixas de 32.800 mil km de redes de distribuição, podando árvores e retirando objetos que podem provocar um desligamento da rede de energia, o que deverá reduzir o número de interrupções no período chuvoso. Desde 2022, por meio do programa Minas Trifásico, já foram instalados 6.450 km de redes, com um investimento de R$ 1,4 bilhão.

Para saber mais acesse: cemig.com.br/cemigagro

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