Neste ano de 2025, a Exclusive Seguros, maior corretora de Minas Gerais voltada para o segmento corporativo em especial para na venda e gestão de planos de saúde, seguro de vida e odontológico, comemora três décadas de sua fundação. Voltada para o bem-estar e para a qualidade de vida dos seus clientes de forma humanizada e individualizada, a empresa coleciona inúmeros prêmios como também se orgulha de ter 100% de retenção de grandes empresas clientes.
Fundada em Belo Horizonte (BH), em 1995, a Exclusive atua em quase todos os Estados do Brasil, com operações mais robustas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará, sendo parceira de companhias em todo o Brasil, com estruturas que vão de 500 a 20.000 colaboradores.
Com as metas batidas praticamente em todas as áreas em 2024, a empresa registrou um crescimento no faturamento estimado em 47,1%, superando o ano anterior - 2023, quando bateu de 37%. Além disso, a Exclusive foi certificada pelo 4° ano consecutivo entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work (GPTW).
Para promover um ambiente de trabalho colaborativo e motivador, a empresa investe continuamente na capacitação de seus colaboradores, fortalecendo a cultura interna da empresa, o que acaba refletindo na qualidade do serviço prestado. No pós-venda, a Exclusive tem o maior time médico próprio do país que está à disposição do cliente 24 horas, sete dias por semana.
O O TEMPO entrevistou o CEO da Exclusive, Marco Paulo Mascarenhas Junior, para entender o segredo e a longevidade desse crescimento meteórico.
Como a Exclusive chegou tão longe e com tanta solidez no mercado? Chego a me emocionar quando me recordo dessa trajetória. Desde o início, a corretora foi fundada com base em três grandes pilares: credibilidade, transparência máxima e um nível de experiência de atendimento, que fosse completamente diferente dos padrões de outros concorrentes. Nossa empresa iniciou as operações em uma sala com menos de 30m², e eu junto a minha irmã Luciana Hermeto (sócia e diretora de pessoas) faziamos absolutamente tudo – desde a cotação da venda até mesmo buscar os cheques nas casas dos clientes. Acredito que a persistência, o conhecimento contínuo e, principalmente, tratar o cliente de maneira individualizada, tendo empatia a todo tempo, foi o pontapé inicial do crescimento da empresa, que hoje se torna a maior de Minas Gerais e uma referência nacional, principalmente no quesito benefícios. Essa cultura de doação e pensamento de médio e longo prazo fez com que as primeiras empresas clientes de 30 anos atrás continuassem até hoje, com um nível de atendimento melhor do que quando iniciamos.
Qual a estratégia utilizada para que a empresa atinja as metas ousadas para os próximos anos? Diante da nossa concorrência, entendemos que a Exclusive tem uma experiência única em atendimento e um pós-venda impecável, que auxilia as empresas clientes com um espoco muito mais amplo que a concorrência. Junto à Fundação Dom Cabral elaboramos um plano de negócios extremamente audacioso para que em quatro anos possamos nos tornar a maior do Brasil em nosso foco de atendimento. Já temos um orçamento extremamente robusto para investimento em pessoas, tecnologia, como também recrutar para o nosso time os melhores profissionais do mercado, trazendo assim uma visão arrojada de crescimento. Além disso, selecionamos a dedo toda nossa cadeia de stokeholders, pois entendemos que todos os departamentos da nossa área, desde RH ao financeiro, ESG e comercial estão interligados. Trabalhamos fortemente o nosso marketing, que se inicia nas mídias sociais e se fortalece para estratégias de retenção. Trazendo assim, ao nosso cliente a segurança quando ele mais necessita, alinhado a custos extremamente competitivos.
O propósito e a cultura da Exclusive são muito enfatizados por todos da corporação. Qual a importância disso no cotidiano e no que tange os resultados? Desde a fundação da Exclusive, o propósito de ver, acolher e ajudar as pessoas é um pilar familiar, podendo considerar até como uma missão de vida, tanto meu quanto da minha irmã Luciana Mascarenhas Hermeto. Mas sabíamos que o maior desafio seria replicar para todos os nossos colaboradores. Passamos a entender que para levar essa experiência para os nossos clientes, era necessário que o nosso time tivesse inicialmente uma experiência interna e vivesse a mesma de maneira intensa. E é isso que buscamos todos os dias: fazemos absolutamente tudo para que o clima organizacional interno seja primoroso. Criamos diversas ferramentas para que o nosso colaborador se sinta extremamente feliz e satisfeito dentro da nossa empresa, e assim, consequentemente, isso é expandido para fora. Acredito que é impossível, a médio e longo prazo, você vender algo que você não pratica ou não acredita, e esse é um fator que temos um olhar muito especial. Estamos sempre reinventando, na nossa área de inteligência, como melhorar e superar as expectativas do cliente, alcançando a satisfação máxima. Já em relação à cultura, acredito muito em uma política onde todos os envolvidos no processo tenham uma qualidade de vida na sua totalidade, que vai muito além do ambiente de trabalho. Internamente criamos uma maneira que o colaborador se sinta, literalmente, em sua casa, tendo liberdade de colocar as suas posições, críticas, elogios e, com isso, termos uma atuação de imediato, como por exemplo, comemoramos de maneira expressiva não só os novos clientes, como as vitórias pessoais dos nossos colaboradores. Temos, internamente, um dia no mês para um bate-papo com o CEO da empresa, por exemplo. Outra ação que impacta nossos colaboradores mensalmente, envolvem trazer os filhos para as dependências da Exclusive, onde criamos uma rotina saudável, em que os pequenos saem felizes e com a valorização muito grande dos seus pais que trabalham em nossa empresa. Aqui, os filhos também possuem a camisa e o crachá da empresa, e fazemos palestras educativas para eles sobre a importância dos pais dentro da nossa corporação.
Anteriormente foram citadas as políticas e as práticas do ESG (Environmental, Social and Governance). Como a Exclusive acredita que essas ações impactam os resultados? Desde que ouvimos falar de ESG os olhos da nossa liderança brilharam para essa área. Atualmente, são mais de oito entidades que recebem nossas contribuições, entre elas, hospitais infantis, ações em creches, além de auxílio para pessoas em situação de rua, projetos de liberação de aves de venda clandestina, café da manhã em hospitais oncológicos filantrópicos, entre outros. Vale ressaltar que fazemos palestras internas sobre a importância dos colaboradores da Exclusive e seus familiares nesses projetos. Vejo uma relevância sem igual, pois é notária a mudança comportamental e de valorização da vida quando os nossos colaboradores estão engajados nesses belíssimos projetos.
A Exclusive também tem projetos voltados para as áreas do esporte e da música, certo? Sim. Desde o primeiro ano da Exclusive tivemos a visão que era importante estarmos engajados em projetos de transformação social e mesmo com pouco recurso patrocinamos esportes nas suas mais derivadas modalidades, entre eles, campeonatos de tênis, torneios de judô, campeonato de jiu-jitsu, atletas de wakeboard e de skate, assim como músicos e cantores em início de carreira, fazendo disso uma constância que já perdura 30 anos.
E sobre os patrocínios das associações voltadas para recursos humanos e finanças. Qual é a ligação da Exclusive com essas áreas? Como disse anteriormente, acredito que temos que investir e devolver para a sociedade parte do que temos recebido. Atualmente somos patrocinadores da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), como também do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (IBEF). Vislumbramos nessas duas instituições, que contam com pessoas extremamente sérias, uma capacidade de formação e de troca não só técnicas, humanas, e principalmente, com propósitos muito similares. Propósitos esses baseados em trazer experiências e boas práticas entre as empresas e membros associados melhorando a performance em todos os âmbitos delas.
Para finalizarmos: qual o segredo de estar no topo de uma corretora de um ramo onde há tanta concorrência? O maior segredo é não se acomodar nenhum segundo, nos reinventar a todo momento, ter um senso de ética em relação ao concorrente, credibilidade e transparência absoluta. Não deixamos o crescimento diminuir a nossa qualidade de atendimento, pelo contrário, investimos fortemente em nossos colaboradores, não só nos treinamentos técnicos, como também em inteligência emocional e em como superar as expectativas do cliente.
Para saber mais sobre a Exclusive Seguros é só clicar aqui.
*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante.