A Ford é a maior montadora de picapes do mundo e para a região América do Sul segue intensificando os investimentos para manter em alta a tradição. Prova disso é que em plena pandemia ousou e lançou a versão Storm, que foi muito bem recebida pelo mercado e público consumidor. Isso pode ser traduzido pelo desempenho em vendas do modelo. Como nos afirmou, em entrevista exclusiva e publicada ao fim desta reportagem, a executiva Fabrizzia Borsari, gerente de marca da Plataforma Ranger da Ford.

E vem muito mais por aí

Mas a Ford não para por ai. Há cerca de duas semanas, em uma Live promovida para imprensa especializada, o executivo Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, em companhia do engenheiro Rogelio Golfarb, vice-presidente da companhia, anunciaram a chegada de vários novos produtos ao mercado em 2021 e entre eles mais uma versão especial da Ranger, desta vez a Black, que se destaca pelo visual com tonalidades escurecidas, muita sofisticação e que vai atender àquele consumidor que usa sua picape no dia a dia e terá sua presença sempre notada nos centros urbanos e passeios de fim de semana.

Storm e Black

A Ranger Black é uma versão adicional da picape voltada ao uso urbano, com estilo robusto e sofisticado, criada para um segmento de consumidores que precisam superar os desafios das grandes cidades. Um de seus muitos diferenciais será a conectividade e sistemas de infotainment que, certamente, fará a picape se destacar no segmento, mas os detalhes serão oportunamente revelados. Enquanto isso a Storm visa cliente de perfil com gosto por esportes mais radicais e aventura, que pode ter atividade no agronegócio. Como destaque no visual, a grade dianteira com o nome Storm, as faixas no capô e nas laterais, alargadores de paralamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta. 

Confira a Entrevista com Fabrizzia Borsari, gerente de marca da Plataforma Ranger da Ford:

Por favor, conte-nos sua formação profissional e sua trajetória na Ford até chegar nesta importante função como gerente de produto. Entrei na Ford em 2000, como estagiária da área de marketing. Nessa época cursava a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e de lá para cá tive a experiência de trabalhar no marketing de peças e serviços, varejo, de comunicação e agora de produto. Foram 20 anos de grandes aprendizados, muito trabalho, e ao longo desse período meu sangue foi mudando de cor: hoje é azul, como nosso oval, nosso escudo.

A Ranger Storm foi lançada em plena pandemia, vocês ousaram em um momento de tantas incertezas? É verdade. Nosso fundador, Henry Ford, dizia: se eu tivesse perguntado aos meus clientes o que eles queriam, teriam me respondido “cavalos mais rápidos”. E com picapes então, isso está no nosso DNA Raça Forte, lançar na plataforma de picapes inovações e tecnologias que as outras montadoras só colocam em plataformas de veículos de luxo. E sim, lançamos a Storm em meio ao início da pandemia, pois sabíamos que tínhamos nas mãos um produto campeão.

Qual é exatamente o foco de consumidores que a versão Storm pretende atingir? A versão Storm atinge um público jovem que está no Agro, no campo, no interior do Brasil. Eles não procuram uma picape que só vai ajudá-los a encarar os desafios do Agro, mas também uma picape que vai ajudá-los a curtir no final de semana. É aquele público que sai e vai andar de motocross ou atravessar um rio com um caiaque. Esse público estava carente de uma picape que tivesse essa jovialidade, essa robustez e ela expressa toda essa personalidade. É capaz de transpor qualquer terreno, chegar a qualquer lugar.

Em relação ao visual, o que você destacaria na Ranger Storm que cria uma imediata empatia com seu público consumidor? A Ranger Storm acerta em cheio o gosto desse público e acredito que o pneu faça muita diferença. Para ultrapassar terrenos desafiadores o pneu é tudo. Então já é um item de diferenciação que o consumidor destaca na Ranger Storm, o pneu All-terrain Plus. Depois os alargadores de roda são outro item que conferem mais agressividade, mais robustez, dão essa cara mais bruta para a picape. A grade é o xodó e toda essa parte de adesivagem da Storm é algo que diferencia bastante a picape.

Ano passado foram comercializadas 1 milhão de unidades da picape no mundo, a que você atribui todo este sucesso? A Ranger herda o legado da Ford Motor Company em produzir picapes. O modelo é submetido aos mesmos testes da Série F. Parte desse pioneirismo, de trazer para a plataforma de picapes tecnologias que só são consideradas nos veículos de luxo por algumas montadoras, é um exemplo. A Ford faz questão que a Ranger ofereça tecnologias de assistência ao motorista de último nível. Vendida em 190 países, retornou com sucesso ao mercado americano.

Uma picape robusta precisa de um conjunto mecânico confiável. Qual o powertrain que equipa o modelo? Temos o motor 2.2 com 160 cv e 385 Nm de força que é extremamente robusto. As picapes 2.2 equipam nossas versões XL e XLS que são as versões de entrada e intermediária. Na versão 4x4 conta com o diferencial traseiro blocante. Nosso grande destaque é a maior capacidade de imersão do segmento: 800 mm. A motorização 3.2 que equipa nossas picapes topo de linha, XLT e Limited, é a mesma para Ranger Storm. Motor de 5 cilindros, 200 cv e 470 Nm de força. É muita potência e muita força para aqueles clientes que buscam uma picape ainda mais bruta.

Em relação à conectividade, sistemas de infotainemant, o que a Ranger Storm entrega ao seu cliente? No infotainment temos o SYNC 3, com tela de 8 polegadas no painel que permite controle por comando de voz. A picape tem um recurso que chamamos carinhosamente de migalhas de pão. Por meio da tela, acessando a rota percorrida, você vai percorrendo o seu trajeto e a picape vai largando migalhinhas de pão, um rastro, para quem está numa via não pavimentada. Ou seja, nessas situações o consumidor não se perde, é só fazer o caminho de volta. Fenomenal para quem está no agro, para quem passa com a picape em lugares que não são pavimentados.

Esta chegando em 2021 mais uma nova opção na linha da picape Ranger, a Black. O produto está focado em que tipo de consumidor? A Ford vai lançar a Ranger Black no ano que vem. Nesse momento, não daremos detalhes sobre o conteúdo, equipamentos e nem quando o veículo chegará ao mercado. Isso tudo será anunciado no momento apropriado. Ela é bem diferente da Ranger Storm. A Ranger Black vem para uma linha de mais sofisticação, um público mais urbano, um cliente que está nas grandes cidades e quer dirigir uma picape de verdade, com tudo que tem direito. Ela vai fazer um sucesso tão grande quanto a Ranger Storm. Falando na Ranger Storm, ela está com fila de espera. O produto é um sucesso e os clientes realmente adoram.