Para anunciar a Palavra de Deus e preparar a humanidade para a volta do Senhor Jesus, a Igreja Cristã Maranata (ICM) reuniu  aproximadamente 4 mil fiéis no templo do Maanaim. Um espaço de natureza exuberante e estrutura sofisticada, que fica a quase 50 km da capital Vitória, em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, onde, em 1968, foi fundada a vertente religiosa. O evento Trombetas & Festas, que no domingo (26) celebrou a sua terceira edição, foi transmitido de forma simultânea em 60 idiomas e dialetos, com um objetivo: despertar aqueles que estão adormecidos para os sinais dados pelo Senhor Jesus.

“A ICM escolheu esta festa para divulgar algo que podemos dizer que é nossa bandeira, nosso estandarte, que é o Maranata. Esta palavra, que é um termo bíblico, quer dizer O Senhor Vem, então, o Trombetas e Festas é para evidenciar que o Senhor Jesus vem. Antes, essa certeza era uma coisa interna, mas agora, se tornou externa também. A ICM dá esse grito para o mundo, pois, para nós, que somos da igreja, que conhecemos a Bíblia, é importante que todos saibam. Ninguém precisa aceitar ou concordar, mas, para nós, é importante difundir”, explicou o pastor Edson Iahn, um dos responsáveis pelo evento.

À frente do sistema operacional da TV Maanaim, o religioso destacou como os meios de comunicação ajudam nesta missão de espalhar a Palavra aos mais de 160 países onde a Igreja está presente e explicou como o evento se preparou para garantir que todos os fiéis do mundo pudessem acessar as pregações.

“São 160 países que transmitem esse evento, ou talvez mais. Mas a nossa igreja tem uma unidade.Todas as igrejas, independente do país, tem uma ligação. Eu não consigo quantificar números, mas a nossa igreja está forte nos Estados Unidos, em Portugal, países da América Latina, na América Central, Ásia e África. Além do canal do Youtube, que é uma coisa mundial, temos também um canal, na tv aberta, e também, para este evento por exemplo, contratamos espaços em diferentes TVs do mundo”, disse.

Veja como foi a transmissão do Trombetas & Festas

O evento começou pontualmente às 11h, pelo horário de Brasília. Segundo os organizadores, seria confortável para que os demais fiéis de fora do Brasil, independente do fuso horário, pudessem acompanhar a transmissão. Para garantir a compreensão de todos, tudo foi traduzido de forma simultânea nos idiomas respectivos. No templo, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) traduziram a Palavra aos irmãos com deficiência auditiva.

Para o secretário geral da Igreja Cristã Maranata (ICM), Pastor Luiz Eugênio do Rosário Santos, a tecnologia tem sido fundamental para difundir as doutrinas da Igreja com mais qualidade e alcance.

“Nosso objetivo é cumprir o Ir de Jesus: ‘ir por todo mundo e anunciar o Evangelho a toda criatura’. Hoje, com a internet, com as mídias sociais, temos a capacidade de fazer isso a todo mundo, né? A Inteligência Artificial também nos ajuda muito. Não temos tradutores para traduzir para todo mundo, mas a AI facilita a comunicação, países do oriente médio, da Ásia, África têm acesso ao que fazemos aqui com qualidade e agilidade”, afirmou.

3ª edição do Trombetas & Festas reuniu milhares de pessoas

Trombetas sendo anunciadas na atualidade

A mensagem principal do evento foi detalhar os sinais já enviados por Deus para anunciar a volta de Jesus. Guiados pelo livro do Apocalipse, em que sete anjos tocam sete trombetas, e a cada uma, uma manifestação, é que a Igreja Cristã Maranata sustenta sua fé. Para os membros da congregação, três das sete trombetas já foram tocadas.

A primeira delas, relacionada à queima de florestas e vegetações, a segunda, sobre a morte de criaturas que vivem nos oceanos, e a terceira, a poluição de rios.

Para eles, o arrebatamento, que é a ascensão da igreja fiel aos céus, acontecerá ao tocar da quarta trombeta: “E o quarto anjo tocou a sua trombeta e foi ferida a terça parte do sol, a terça da lua e terça parte das estrelas, para que a terça parte deles se escurecesse e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite”, Apocalipse 8:12.

“Uma coisa é você ter uma opinião, eu ter outra. Está tudo bem, mas, quando o assunto é Igreja, quem governa é o Espírito Santo. A igreja não é cauda, é cabeça. Tem um direcionamento. Não podemos dizer que estão todos errados e só você está certo, mas os sinais estão aí e precisam ser esclarecidos. Evidentemente, cada grupo tem sua maneira de falar, de pensar, mas nós temos a nossa. Estamos dentro deste contexto. E temos interesse que o mundo inteiro se levante”, disse o presidente da ICM, o Pastor Gedelti Gueiros.

Igreja unida e engajada na obra do Senhor

Desde as primeiras horas da manhã daquele domingo de festa, os membros da igreja chegavam ao Maanaim com diferentes propósitos: ajudar, ouvir a Palavra e encher os corações com o amor de Deus. Além daqueles que foram refletir sobre as pregações, muitos outros saíram de suas casas com a missão de ajudar na organização do evento, como a Gabrielle Simões, de 24 anos, que desde muito jovem, já colaborava para o crescimento da ICM.

“Desde criança venho ao Maanaim com meus pais e ajudava a carregar caixa de som, ficava aqui brincando, e hoje, já adulta, me voluntariei, pois, apesar de tudo, trabalhar para o Senhor é magnífico, muitas vezes chegamos aqui cansados, e aqui a gente recebe um ânimo novo. O trabalho voluntário é algo que não conseguimos explicar. É algo que vem do Senhor, o Senhor que nos escolheu e estamos aqui para fazer a vontade Dele”, relatou a jovem que é brigadista voluntária do templo.

O Maanaim do ES (são 82 Maanaims no Brasil e dois no exterior) é um local de eventos religiosos. Além do templo, há também estrutura de acomodações, refeitórios, salas de atividades, além de áreas verdes, que evidenciam a beleza natural da região. São aproximadamente 52,1 alqueires de extensão, 200 mil m² de área pavimentada e uma área construída de mais de 30 mil m², com capacidade de congregar até 4 mil pessoas.

No local, há uma estação de água independente, que reaproveita o recurso de forma sustentável. Além de uma usina de energia solar, que produz cerca de 1 kw ao mês, garantindo o fornecimento elétrico de toda unidade.

A vontade de Deus e o voluntariado são o que movem o local. Pastores, obreiros e demais fiéis se dividem nas mais diversas atividades. Desde a limpeza, organização, cozinha, segurança ao uso de dons para o bem comum. Os hinos entoados na celebração, por exemplo, ficaram a cargo de um coral, composto por homens e mulheres, além de uma orquestra com instrumentos de sopro, cordas e teclas, incluindo um órgão. 

Missão dos fiéis é levar ajuda e fé a quem precisa

A Igreja Cristã Maranata também é reconhecida pelas obras sociais. Em situações de crises, como tragédias provocadas por fenômenos naturais, seus membros se unem para ajudar os necessitados. "Em enchentes recentes no Sul do país, compramos tudo novo para nossos irmãos que perderam tudo. Cuidamos uns dos outros", afirmou o pastor Luiz Eugênio do Rosário Santos.

Visitas a locais carentes do país também fazem parte da missão. Os fiéis da ICM levam suplementos médicos, alimentos, além da Palavra de Deus.

“Quem não se alimentar da Palavra, nesse momento vai ficar, não tem jeito. Não vai ouvir o toque da trombeta, não vai se interessar pelos mistérios da Palavra, não vai saber como caminhar. Ninguém pode intervir nos seus valores morais e espirituais nessa hora”, revelou o presidente da ICM, pastor Gedelti Gueiros.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A MARANATA. 


A Igreja Cristã Maranata está presente também na internet e no rádio. Os canais de divulgação são Youtube  e Instagram