Pandemia de Covid-19

'Alguém faz lockdown de insetos?', diz Onyx para criticar medida de isolamento

Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Lorenzoni criticou adoção de lockdown para frear crescimento de casos de Covid-19, e defendeu que insetos podem transportar o vírus

Por Da redação
Publicado em 25 de março de 2021 | 21:52
 
 
 
normal

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, tornou a repetir a posição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em crítica às medidas de isolamento social mais rígidas adotadas por municípios e estados como estratégia para contenção dos números de mortes e infectados pelo coronavírus. À rádio Jovem Pan na tarde de quinta-feira (25), Lorenzoni alegou que experiências feitas em outros países comprovaram a ineficácia do lockdown, pois, também segundo ele, insetos, gatos de rua, ratos e pássaros poderiam transportar o vírus para o interior das residências.

“Por que é ineficiente? Alguém consegue impedir que, nas áreas urbanas, o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a pulga, a formiga, o inseto, se locomovam? Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos? E todos eles transportam o vírus. Não são contaminados pelo vírus, mas podem transportar o vírus. Podem. É uma possibilidade”, disse.

Assista:

Em seguida, o ministro à frente da Secretaria Geral da Presidência alegou que o fato de insetos e animais transmitirem o coronavírus foi o que garantiu a ineficiência do lockdown em Nova Iorque, nos Estados Unidos. “Lembra do governador de Nova Iorque? Ainda no ano passado ele dizia que o lockdown não havia funcionado lá, porque as pessoas adoeciam dentro de casa. E o que levava a doença para dentro das casas além das pessoas? Tudo isso que eu já falei”, afirmou.

À época do pronunciamento de Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, circularam mensagens nas redes sociais que isolaram do contexto a fala do político para demonstrar uma suposta crítica ao isolamento. Entretanto, sites de notícia, como o “G1” e a agência “Comprova!”, detalharam que o governador norte-americano não negou a importância o distanciamento social.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!