A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) doou R$ 5 milhões para compra de respiradores e equipamentos destinados ao combate do coronavírus em hospitais públicos do Estado. Além disso, a estatal promove campanha para clientes, na qual pretende doar R$ 5 por contribuinte que se cadastrar em plataforma da empresa. O anúncio foi feito nesse domingo (12).
O dinheiro, segundo a Cemig, será bancado pela própria energética e não terá custos ao consumidor. O objetivo é, além de auxiliar nas medidas de contenção da Covid-19 em Minas Gerais, atualizar o banco de dados da empresa sobre os mais de 8,7 milhões de clientes.
De acordo com estimativa da estatal, caso todos os contribuintes participem da ação, chamada de “Nós não estamos sozinhos”, pode-se chegar ao valor de R$ 43 milhões em doações para compra de equipamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) mineiro.
A Cemig explica que as doações realizadas a partir dos cadastros serão regionalizadas. “Ao se cadastrar, o cliente contribui para a aquisição de respiradores e equipamentos hospitalares para servir à sua cidade e aos municípios vizinhos”, afirma, em nota, a estatal.
O diretor de comunicação e sustentabilidade da Cemig, Marco Antônio Lage, ressalta que a participação da população pode aumentar o valor dos aportes. “Se cada um de nossos 8,5 milhões de clientes se cadastrar, será possível doar muito mais”, diz, em nota.
A empresa ressalta que a campanha e as doações ocorrem em conjunto a outras entidades do poder público e da sociedade civil. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por exemplo, será responsável pela compra dos equipamentos hospitalares e os Executivos e Legislativos municipais e estadual farão parte da divulgação e da distribuição dos insumos adquiridos com o dinheiro arrecadado.
Cadastro
A atualização do cadastro, que resultará, segundo a Cemig, em doação de R$ 5 por cliente para compra de equipamentos hospitalares no combate ao coronavírus, ocorre a partir do portal da estatal. Entre o domingo (12) e esta segunda (13), foram levantados, segundo a empresa, R$ 10 mil.
“Para a Cemig, é importante ter o contato direto com seus clientes, e a atualização é difícil. Agora, com a campanha, as pessoas vão se sentir motivadas, ainda mais que os equipamentos vão para a região em que eles moram”, afirma a assessoria de imprensa da empresa.
Contudo, a elétrica afirma que a campanha não é uma “ação de marketing”, mas ocorre para “integrar a empresa no esforço de travessia da companhia”. “A Cemig é benchmark em projetos de responsabilidade social”, conclui.