O fim de semana será decisivo para o Brasil na luta pelo título da Copa América de Vôlei Feminino. Além de ter que vencer neste sábado (5), a seleção canarinho ainda tem que ganhar levando o mínimo de pontos possível, para chegar ao domingo (6), com chances de alcançar a Argentina nos critérios de desempate do torneio. Além disso, também é preciso secar o Peru, que vai complicar a vida do Brasil se chegar a nove pontos.
Neste momento, a seleção brasileira está na terceira posição, com apenas três pontos. Acima dela estão o Peru, vice-líder com seis pontos, e a Argentina, líder com nove pontos. A primeira missão do Brasil, se quiser seguir com chances de título, é vencer o Chile neste sábado, às 16h, por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1. Se vencer por 3 a 2, a seleção só poderá chegar a oito pontos na competição e não poderá mais alcançar a Argentina, que já tem nove.
Fazendo 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 no Chile, o Brasil tem que secar o Peru contra a Venezuela. A equipe peruana tem duas vitórias (primeiro critério de desempate) e seis pontos (segundo critério). Se vencer, vai a nove pontos e deixa mais difícil a missão do Brasil. Já uma vitória peruana por 3 sets a 2 ou uma derrota do Peru ajudaria o time brasileiro, pois a equipe andina iria no máximo a sete pontos.
Se tudo der certo no sábado, o Brasil iria para a decisão diante da Argentina no domingo (6) dependendo de uma vitória. Se fizesse 3 a 0 na Argentina, o Brasil levaria a taça. Vitória por 3 sets a 1 levaria a decisão para o coeficiente de sets (divisão do número de sets vencidos pelo número de sets perdidos). Vitória brasileira por 3 sets a 2 contra o time albiceleste daria o título às argentinas, que neste cenário iriam a 10 pontos, e o Brasil chegaria só a oito.