Ainda com dificuldades em garantir a compra de insumos hospitalares para os hospitais do país no combate à pandemia do novo coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu para que a população não inicie uma corrida pela compra das máscaras N95, as mais eficazes na proteção contra o vírus.

"Continuamos com dificuldades no mercado chinês para garantir essas compras. Vamos adotar as máscaras de TNT (o tecido que não é tecido) para os comunitários, que é o pessoal que trabalha na segurança, pessoas que têm contato com público nos serviços essenciais, caminhoneiros e o pessoal de apoio nos hospitais, os que não ficam na chamada área crítica".

Mandetta incentivou ainda que as pessoas doem aos hospitais as máscaras N95 que tiverem por ventura estocadas em casa. "Para esses profisisonais que estão em contato direto com os pacientes contaminados, é fundamental o uso das máscaras N95. Por isso eu peço, quem tiver máscara N95 estocada em casa, por favor, vá até uma unidade hospitalar. Para vida domiciliar, para o dia a dia, se utilizem das máscaras de TNT, que funcionam tão bem quanto. Ainda por cima, você vai estar colaborando para o equilíbrio dos sistemas de saúde do país", enfatizou.