Balanço

Em quatro dias, casos confirmados da Covid-19 sobem 46,7% em BH

Até aqui, o aumento da notificação de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na cidade é de 338% em 2020 em relação ao mesmo período de 2019

Por Igor Veiga
Publicado em 04 de maio de 2020 | 19:52
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte atualizou nesta segunda-feira (4) os números da pandemia do novo coronavírus na capital. Em comparação com o penúltimo balanço divulgado na quinta-feira passada, o número de casos confirmados da Covid-19 na capital cresceu 46,7%. O salto foi de 576 para 845 pessoas infectadas, a maioria delas com idade entre 20 e 40 anos.

Até a tarde desta segunda-feira, a cidade contabilizava 33.080 notificações de casos suspeitos da doença, sendo que 1.300 deles foram oficialmente descartados. Até aqui, a 18ª semana epidemiológica do ano, o aumento da notificação de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na cidade é de 338% em 2020, em relação ao mesmo período de 2019. 

Na entrevista coletiva desta tarde, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) admitiu novamente que, pela falta de uma testagem ampla, a subnotificação da Covid-19 no Brasil é certamente alta. "Belo Horizonte não tem 800 casos só. Multiplica isso por dez. Então, tem 8.400, no mínimo. Sobre esse número de contaminados, ele é subnotificado no Brasil inteiro. A minha preocupação é com o número de mortos", enfatizou Kalil.

Mais mulheres do que homens

Quanto as mortes, a prefeitura confirmou mais três óbitos, de quinta até hoje, totalizando agora 20 mortes pelo novo coronavírus. Outras 21 seguem em investigação.

BH segue contrariando as estatísticas mundiais. Na capital, a maior parte das vítimas da Covid-19, até então, são mulheres (13 do 20 óbitos confirmados). Segundo a prefeitura, todas as vítimas tinham alguma comorbidade associada ao quadro respiratório. A maioria com algum tipo de cardiopatia ou diabetes. Além disso, 17 dos mortos tinham mais de 60 anos.

Mapa de intensidade

O novo boletim sobre a Covid-19 na cidade trouxe novamente um mapa com a divisão das nove regionais da prefeitura com a intensidade dos casos da Covid-19. Os dados foram atualizados até o útlimo dia 23.

O mapa claramente evidencia uma maior intensidade de casos confirmados da doença em bairros da região Centro-Sul e Oeste de Belo Horizonte. A mancha é menos intensa na região do Barreiro e na Pampulha, por exemplo.

Entre os profissionais de saúde, dos 1.511 já testados, 56 deram positivo para Covid-19 na cidade. Outros 134 seguem a espera de resultado do exames.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!