Até o fim desta segunda-feira (11), o governo do Estado do Rio de Janeiro terá aberto um total de 1.129 leitos dedicados a pacientes graves com a Covid-19, sendo 972 em hospitais de referência somente para o tratamento da pandemia. No total, serão 447 leitos de UTI e 525 de enfermaria nessas unidades, além de 157 leitos, sendo cem de UTI em áreas isoladas de outras unidades de saúde estaduais.
O número será alcançado com a entrada em funcionamento de mais 80 leitos no Hospital de Campanha Lagoa-Barra, que já estava operando com 120 leitos. Porém, mesmo com esses números, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que 447 pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus aguardam transferência para UTI regulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a secretaria, todos os leitos dedicados a pacientes com a Covid-19 estão ocupados atualmente, com exceção do Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, no sul do Estado, que está com ocupação de 89% na enfermaria e 86% na UTI; e dos hospitais de campanha do Maracanã e Parque dos Atletas, abertos desde o fim de semana, e no Lagoa-Barra, que tem 101 pacientes internados, 70 deles em leitos de UTI.
Além dos hospitais de campanha construídos por causa da pandemia, estão dedicados ao tratamento da Covid-19 na capital os hospitais Estadual Anchieta (14 UTIs e 61 enfermarias), o Universitário Pedro Ernesto (52 UTIs e 48 enfermarias), o Instituto Estadual do Cérebro (44 UTIs) e o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (7 UTIs).
A secretaria também tem dez leitos de UTI e sete de enfermaria no Instituto Estadual do Tórax Ary Parreiras, em Niterói; e 50 vagas de UTI no Hospital Universitário de Vassouras, no centro-sul do Estado. Ainda serão abertos pelo governo do Estado hospitais de campanha em São Gonçalo, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Nova Friburgo e Nova Iguaçu.
Na quinta-feira (7), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, prometeu para esta semana a abertura completa dos leitos nos hospitais de referência para a Covid-19, num total de 500 no Hospital de Campanha do Riocentro, em Jacarepaguá, na zona oeste, e 380 no Ronaldo Gazola, em Acari, na zona norte da cidade.
Segundo o painel de acompanhamento do novo coronavírus da prefeitura, atualizado na noite de domingo (10), há na rede SUS da cidade 1.498 pessoas hospitalizadas por causa da Covid-19, sendo 428 em leitos de UTI.