Mais Médicos

Médicos contratados para enfrentar coronavírus começam a atuar até 7 de abril

O reforço vai priorizar as capitais e regiões metropolitanas e os municípios mais carentes

Por Rafaela Mansur
Publicado em 12 de março de 2020 | 12:24
 
 
 
normal

Os 5.811 médicos que devem ser contratados para reforçar o enfrentamento de coronavírus no Brasil devem começar a atuar até o dia 7 de abril, de acordo com o Ministério da Saúde. O reforço vai priorizar as capitais e regiões metropolitanas e os municípios mais carentes.

Segundo a pasta, serão investidos R$ 1,2 bilhão na contratação dos profissionais. Os contratos terão duração de um ano.

"Essa chamada pelo programa Mais Médicos está sendo feita porque temos, nesse programa, capacidade de fazer provimento emergencial de médicos e de, no período de três semanas, garantir a chegada dos médicos aos postos de saúde para fazer o atendimento de rotina da atenção primária e reforçar a capacidade dos postos de saúde com esses sintomas: febre, tosse e sintomas respiratórios", diz a pasta. Atualmente, 12.258 médicos atuam nos municípios pelo programa Mais Médicos.

A pasta está ampliando o número de postos de saúde que vão ampliar o horário de funcionamento e passar a atender 12 horas por dia, de 1.528 para 6.755. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos casos da doença são leves e podem ser atendidos nos postos de saúde.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!