Covid-19

Parlamentares de vários países cortam próprios salários para enfrentar pandemia

Medida foi adotada como forma de minimizar os efeitos econômicos gerados pelo novo coronavírus

Por Raphael Vidigal
Publicado em 22 de março de 2020 | 13:27
 
 
 
normal

A pandemia de coronavírus tem provocado impactos econômicos no mundo todo. Como forma de tentar mitigar esses efeitos, parlamentares das Maldivas e de Singapura resolveram mexer no próprio bolso para ajudar os respectivos países a se recuperarem. Em Israel, Austrália e Nova Zelândia, medidas semelhantes já foram sugeridas e estão sendo analisadas pelos políticos.

Em Singapura, todos os cargos políticos terão corte salarial de um mês. A medida foi anunciada pelo ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro Heng Swee Keat em 28 de fevereiro, em seu discurso de encerramento do Orçamento 2020. Concomitantemente, os profissionais de saúde da chamada linha de frente no combate ao vírus receberão um bônus salarial de um mês. 

As clínicas de Preparação para a Saúde Pública (PHP) também receberão uma bolsa Covid-19 única, para apoiá-las em seu papel ativo de cuidar de pacientes com sintomas respiratórios. Já nas Maldivas, o corte salarial dos parlamentares será de dois meses. 

A medida foi sugerida pelo grupo parlamentar do Partido Democrático das Maldivas (MDP), que detém a maioria majoritária do parlamento. O pedido foi submetido ao Comitê de Finanças Públicas do Parlamento através do Presidente Mohamed Nasheed.

De acordo com a moção, o corte salarial também se aplicará ao presidente, vice-presidente, juízes e membros de comissões independentes. A moção foi aprovada com os votos de 74 membros. Nenhum membro votou contra a moção.

Até agora, 13 pessoas testaram positivo para Covid-19 nas Maldivas. Todos são estrangeiros ou estavam de férias ou a trabalho no país. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!