A Prefeitura de Belo Horizonte montou uma força-tarefa para lidar com o possível aumento de casos do novo coronavírus na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) já contratou 15 enfermeiros para fazer testes da Covid-19 em domicílio nos casos de óbitos suspeitos pela doença. De acordo com a SMSA, a prefeitura já "definiu um fluxo de atendimento em casos de óbitos suspeitos ocorridos na residência do paciente e está estruturando e treinando a equipe para a realização deste serviço". O exame será feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), e o resultado deve sair em até sete dias após a testagem.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a SMSA informou ainda que, além da coleta para o exame, os enfermeiros contratados também prestarão apoio à central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "A coleta para exame será feita por equipe específica, devidamente treinada e equipada, que utilizará ambulância do Samu para transporte do material coletado, seguindo todas as normas técnicas". 

"Após relato de familiares e responsáveis, ou constando no prontuário que o paciente apresentou sintomas compatíveis com a Covid-19 e evoluiu a óbito em domicílio, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhará um médico ao endereço informado para emitir o atestado de óbito e repassar orientações sobre a coleta de swab (cotonete estéril) no paciente que veio a óbito, para confirmação se a causa foi por Covid-19", diz a nota enviada pela PBH. 

A SMSA acrescenta ainda que essa coleta é feita mediante assinatura de Termo de Consentimento, preenchido por responsável legal. "Os familiares serão orientados a aguardar a coleta para demais procedimentos funerários. Após conclusão dos exames, a família será informada do resultado. Caso não haja o consentimento da família para a realização da coleta, será feita a notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e entregue um comprovante da notificação aos familiares".

Como é o teste

Para fazer os testes da Covid-19 em domicílio nos casos de óbitos suspeitos pela doença, será utilizado um tipo de cotonete estéril (swab). Esse tipo de instrumento serve para a coleta de exames microbiológicos com finalidade de estudos clínicos ou pesquisa. O swab é muito utilizado para a coleta de secreções na garganta e narina.

Na Coreia do Sul, um dos países considerados exemplo no enfrentamento dessa pandemia, testes em massa com swab são utilizados pelo governo. Uma das técnicas utilizadas é a realização em postos de drive thru: as amostras são coletadas com o paciente no próprio carro, e o resultado é enviado por mensagem de texto junto com instruções do que fazer.