RT-PCR

Prefeitura de BH vai começar a fazer testes para Covid-19 em laboratório próprio

Exames começarão a ser realizados no dia 22 de junho, e local terá capacidade diária de 320 diagnósticos

Por Gabriel Moraes
Publicado em 17 de junho de 2020 | 18:50
 
 
 
normal

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou nesta quarta-feira (17) que a Secretaria Municipal de Saúde terá um laboratório próprio para teste de Covid-19. Os exames RT-PCR serão realizados a partir da próxima segunda-feira (22).

Segundo a prefeitura da capital (PBH), os testes, considerados efetivos para confirmação do novo coronavírus ainda na fase inicial da doença, serão feitos no Laboratório Municipal de Biologia Molecular, localizado no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste da cidade. 

Para a instalação do serviço, o laboratório foi estruturado em uma área de 123 m² e é fruto de uma parceria com a empresa ArcelorMittal, que arcou com os custos da obra. Também participaram da iniciativa Supermercados BH, JBS e Precon-Pré-fabricados, que doaram equipamentos e insumos suficientes para cerca de seis meses de funcionamento do serviço.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, a iniciativa é benéfica quanto ao combate à doença. “O laboratório é mais um importante ganho para a população de Belo Horizonte, pois amplia a oferta de exames para Covid-19, o que auxilia nas ações de enfrentamento à doença. Futuramente, no local serão realizados testes para diagnóstico de outros vírus, contribuindo para o planejamento dos trabalhos de prevenção e assistência às doenças respiratórias”, explica.

Capacidade

Ainda de acordo com a PBH, neste primeiro momento, o local terá a capacidade diária para realizar exames em 320 amostras, totalizando 1.600 testes por semana.

"Além de processar os exames de residentes de Belo Horizonte, a unidade também será responsável por realizar as etapas iniciais do RT-PCR para outros laboratórios que compõem a rede conveniada da Funed. Isso vai possibilitar a ampliação adicional de exames para os moradores da capital", informou.

Jackson Machado disse que o objetivo é ampliar a realização dos trabalhos. “Há uma expectativa de aumentarmos essa capacidade. Para isso, já estamos trabalhando na aquisição de novos equipamentos”, acrescenta.

Ao todo, oito profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão trabalhar no laboratório. As coletas de materiais dos pacientes para realização dos testes vão seguir sendo feitas nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Com esse laboratório, a PBH afirmou que fará exames em todos os trabalhadores de saúde de unidades assistenciais, incluindo Agente de Combate a Endemias (ACEs) e Agente Comunitário de Saúde (ACS) com sintomas respiratórios.

Casos

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela PBH nesta quarta, a capital mineira tem, até o momento, 3.548 casos confirmados de Covid-19 e 82 mortes em decorrência da doença.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!