De acordo com um estudo do Instituto Federal Sul de Minas – Campus Poços de Caldas, o número de casos de Covid-19 no Sul do Estado está relacionado com a conexão rodoviária de Minas Gerais com Rio de Janeiro e São Paulo. A pesquisa foi citada pelo jornalista Sebastião Filho, do blog O Corvo Veloz, em pergunta ao secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde, Marcelo Cabral, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (14);

O secretário informou que Minas tem 11 pacientes com coronavírus provenientes de São Paulo e 9 do Rio de Janeiro, o que não abala o sistema de saúde mineiro. “A interferir, a impactar no sistema de saúde, não são números extremamente significativos”, disse.

O secretário adjunto informou que o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) do Estado dá oportunidade às universidades para que participem dos planos de contenção da pandemia. Ele explicou a relação entre a barreira sanitária e o Sistema Único de Saúde. “O SUS tem princípios e diretrizes, não permitindo que se faça distinção da origem desses pacientes para a internação”. 

De acordo com Marcelo Cabral, o Coes segue monitorando o número de casos na região com base em estudos científicos.

Informações sobre o estudo do Instituto Federal do Sul de Minas podem ser consultadas clicando aqui.