Em decreto publicado, a prefeitura de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, proíbe a entrada de veículos e visitantes em pontos turísticos da cidade, como o Topo do Mundo, o Mirante Rola Moça e a Cachoeira da Jangada, em Casa Branca. Objetivo é diminuir a circulação e aglomeração de pessoas, devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Poder Executivo, os acessos serão fechados pela Secretaria Municipal de Obras com grades de 2,5 metros de altura na manhã desta quinta-feira (30). "Tal medida se faz necessária por conta do registro de aglomeração de pessoas neste locais durante o último final de semana", informou.

Comércio

De acordo com este último decreto, fixou-se o horário de 8h às 18h para o funcionamento do comércio em geral. Medida não se aplica a supermercados, açougues, mercearias, padarias, postos de combustível, farmácias, clínicas médicas e laboratórios, que podem funcionar com horário extendido.

Quem não cumprir tais regras, assim como medidas de prevenção ao novo coronavírus, como limite de pessoas dentro dos estabelecimentos e uso de máscaras, pode ter seu alvará sanitário suspendido e a interdição parcial do local. Também está proibido a venda de produtos por ambulantes no município.

"A prefeitura de Brumadinho reforça que nenhum caso de Covid-19 foi registrado no Município graças as ações de prevenção como a Barreira Sanitária, a Desinfecção de ruas e calçadas do centro, a Fiscalização do comércio e das agências bancárias, e as Campanhas educativas sobre a necessidade do isolamento social e a importância do uso de máscaras", afirmou.