Mercado editorial e leitura

16ª edição do Flipoços tem início nesta quarta-feira

Evento segue até o dia 25, celebrando o centenário de Paulo Freire e trazendo convidados como Carla Madeira, Fernando Bonassi e outros

Por Patrícia Cassese
Publicado em 21 de julho de 2021 | 03:00
 
 
normal

 Festival Literário Internacional de Poços de Caldas - Flipoços dá início nesta quarta-feira à sua segunda edição virtual, novamente motivada pela pandemia da Covid-19, e à 16ª de sua história. Mas se no ano passado a  produção ainda estava tateando neste deslocamento do ambiente presencial para o online, em função de um acontecimento sem paralelo neste século - o advento do novo coronavírus -, desta vez, já há uma certa expertise adquirida, o que possibilitou a entrada em cena de uma série de chamarizes, que, ao fim, convergem para o nobre propósito de ratificar a importância da leitura e, num escopo mais amplo, da cultura. 

Nome à frente tanto do Festival quanto da Feira do Livro de Poços de Caldas (eventos que acontecem simultaneamente), Gisele Corrêa Ferreira lembra que, em 2020, a pandemia adentrou o país no momento em que o festival já estava 100% estruturado. "Para não deixar de realizar, fizemos com uma plataforma que também estava se iniciando neste tipo de situação, e, embora a experiência tenha sido muito boa no sentido do aprendizado, acabou não funcionando muito na prática - mesmo porque, muitas pessoas ainda estão aprendendo a lidar com as novas tecnologias, e a gente tem que simplificar o máximo para o público acessar facilmente os ambientes virtuais. Na edição desse ano sim, acho que a gente avançou muito nesse sentido", entende ela.

Agora, para navegar no site oficial do evento, será exigido apenas um breve cadastro inicial. "Ou seja, não será preciso logar toda vez que for entrar, o que, no meu ponto de vista, foi um grande errado no ano passado", situa. A navegação, diz ela, está bastante clara. "Não tem como a pessoa não visualizar a programação, por exemplo".

Um outro avanço que ela salienta é que, assim que encerradas, todas as atividades já vão imediatamente para a plataforma oficial, onde ficarão em streaming: ou seja, quem não puder acompanhar um debate, em tempo real, poderá visualizá-lo quando tiver disponibilidade. Uma outra alteração é que, no lugar da Feira do Livro, haverá uma livraria virtual, fruto de uma parceria firmada pela Flipoços com a Martins Fontes Paulista. "Todas as editoras participantes com seus autores terão as obras deles já linkadas para o e-commerce da Martins Fontes. Os livros ficam visíveis na tela durante a live do autor e o internauta poderá comprá-los instantaneamente, sem precisar sair da sala". Não bastasse, foi criada a Livraria Flipoços como mais um suporte para editoras, livros e autores.

Tem mais. Nesta quarta, às 10h, na abertura, será lançada a 1ª Residência Literária Virtual, projeto em parceria com o Centro Cultural Português - Instituto Camões – CCP Brasília, e que terá início na segunda (26). Nela, os autores portugueses Teolinda Gersão e Joel Neto vão desenvolver textos baseados na “História Literária de Poços de Caldas”. Para isso, seguirão uma maratona de webinares com historiadores, pesquisadores, escritores de Poços de Caldas, que os guiarão num city tour virtual mesclado por vídeos (de época e atuais) e bate-papos. A residência terá a duração de 20 dias e todas as webinares poderão ser acompanhadas ao vivo em tempo real pelo público, numa espécie de “reality literário”. 

Como legado, a curadoria e comissão organizadora vão produzir um e-book, que poderá ser baixado gratuitamente na Livraria Flipoços, e, ainda, um mini-documentário dos bastidores e todas as webinares e tour virtual do projeto. 

Também hoje, às 11h30, será realizada a mesa "Centenário de Paulo Freire, vida, obra e legado de um grande educador", com Luis Antonio Simas e Sergio Guimarães, promovido pelo grupo editorial Record, que, neste ano, relança várias obras do educador Paulo Freire como parte das comemorações de seu centenário de nascimento. Jessé Souza, Nara Vidal, Roger Chartier, Carla Madeira, Fernando Bonassi, Marcelo Xavier, Ricardo Lísias, Semayat Oliveira, Sylvia Colombo, Alberto Mussa, Daniel Munduruku, Marcia Tiburi, Christian Dunker e John Vercher são alguns dos nomes que vão marcar presença este ano. 

Em tempo: além da sala Autores e Lançamentos, o internauta pode optar pela sala Sesc Flipocinhos. "Mesmo no virtual, quisemos nos atentar no sentido de manter a relação que já consolidaos com o público infantil, junto ao Sesc", diz Gisele. 

Flipoços
Abertura nesta quarta, às 10h
Até 25 de julho
Acompanhe no www.flipocos.com

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!