O baterista da banda Lagum, Breno Braga, de 34 anos, conhecido como Tio Wilson, morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória, depois de um show realizado em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite deste sábado (12). O grupo se apresentava em um drive-in, na arena Go Dream, localizada no estacionamento da Faculdade Milton Campos, no bairro Vila da Serra.
Em comunicado oficial postado no Instagram, a banda informou que "Breno teve uma indisposição" depois do show e lamentou a morte do músico.
A banda Lagum faria dois shows na arena neste sábado: o primeiro, às 20h, e, o segundo, às 23h. Tio Wilson teria passado mal após a primeira apresentação. Ambas as sessões estavam com ingressos esgotados — esta foi a primeira performance do grupo com presença do público desde o início da pandemia.
De acordo com a Polícia Militar (PM), quando os policiais chegaram ao local, Breno estava sendo socorrido por bombeiros civis que trabalhavam no evento. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou em seguida e constatou o óbito do músico.
Ainda segundo a corporação, a produtora do evento informou aos militares que, momentos antes de sofrer a parada cardiorrespiratória, o baterista disse que estava sentindo muito calor e pediu para se deslocar até o carro. Ele foi encontrado no chão próximo ao veículo, onde foram iniciados os primeiros socorros. A perícia foi acionada e não encontrou sinais de violência.
A produção do Go Dream Brasil declarou, em nota, que "lamenta profundamente a morte súbita do Breno, se solidariza com a familia, os companheiros de banda e fãs". Segundo a empresa, o baterista recebeu os primeiros socorros imediatamente pela equipe de brigadistas, e o Samu chegou em pouco minutos. Em respeito ao falecimento do músico, a programação deste domingo do Go Dream foi cancelada.
Antes dos shows, a banda Lagum tinha divulgado, nos stories do Instagram, um vídeo em que Tio Wilson pedia que os fãs chegassem cedo. "Então, rapaziada, já estamos aqui no estacionamento da Milton Campos. Cheguem cedo para a gente favorecer a organização da feira".
Vice-prefeito de Contagem é pai do baterista
Entre os familiares que Breno 'Tio Wilson' deixa, está o vice-prefeito de Contagem, na região metropolitana de BH, William Vieira Barreiro, pai do baterista. O irmão do músico, Bruno Barreiro, é vereador na mesma cidade. Os dois são filiados ao Partido Verde (PV).
Em sua conta nas redes sociais, William Barreiro destacava seus laços familiares. No Instagram ele se descreve como vice-prefeito, ex-vereador e "esposo de Rose, pai de Bruno e Breno e avô do Bernardo e (da) Amora".
Artistas lamentam e se solidarizam à banda e família de Tio Wilson
Diversos artistas, dos medalhões do pop rock aos novos nomes da cena musical de Minas e de todo o país, manifestaram lamento, solidariedade e afeto imediatamente após o comunicado da morte de Breno Braga, da ascendente banda belo-horizontina Lagum.
Vocalista do Jota Quest, fundada em BH em 1993, Rogério Flausino teceu elogios ao baterista. "Aos amigos queridos da banda Lagum e à toda família do Breninho 'Tio Wilson', nossos mais profundos sentimentos pela partida tão prematura!! Fiquem firmes, meus irmãos... 'Tio Wilson', menino bom, seguirá presente, eternamente, em nossos corações", escreveu.
O DJ e produtor Felipe Tampa, de Conselheiro Lafaiete, região do Alto Paraopeba, lembrou já ter tocado na companhia do baterista na adolescência. "Uma pessoa ímpar e um músico absurdo. Vai fazer muita falta", postou.
O portoalegrense Vitor Kley, que iniciou sua carreira artística há cerca de oito anos, manifestou incredulidade diante da notícia. "Não não não... Não to acreditando", reagiu. "Força irmãos, muita força. Meus sentimentos... Eterno tio", completou em outra mensagem. De São José dos Campos, a cantora Ana Gabriela, que vem sendo chamada de "nova Cássia Eller" que já havia gravado vídeo em que interpretava uma canção assinada pela banda Lagum, seguiu a mesma toada: "To sem acreditar aqui. Meus sentimentos".