As nuvens mais carregadas não se distanciam de Belo Horizonte e das cidades da região metropolitana e, não à toa, a previsão do tempo se mantém bastante próxima à dos últimos dias: nesta segunda-feira (10) são esperadas fortes pancadas de chuva a qualquer hora do dia, acompanhadas ainda por raios e rajadas de vento.
Ainda nas próximas horas o céu permanece entre nublado e completamente encoberto e, até a manhã de terça-feira (11), permanece válido um alerta de precipitações emitido pela Defesa Civil de Belo Horizonte. O órgão recomenda cautela a todos os moradores da cidade e pede que motoristas evitem trafegar por avenidas onde costumeiramente há risco de inundação ou transbordamento de córregos no momento mais intenso da chuva.
8h29 - Possibilidade de pancadas de chuva (20 a 30 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de terça-feira (11). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/Hb3FxS7qJ5
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) February 10, 2020
Com o céu encoberto, as temperaturas permanecem mais amenas na capital mineira. Nas primeiras horas de segunda, os termômetros registraram 18°C. A máxima até permanece alta, mas não deverá ultrapassar 28°C mesmo no ponto mais quente da tarde. Nesse mesmo período, a umidade relativa do ar estará boa, em torno de 65%.
O avanço de uma frente fria por Minas Gerais, prestes a chegar na região metropolitana, provoca o aparecimento de áreas de instabilidade atmosférica e acaba estimulando a ocorrência de chuvas intensas a qualquer hora do dia entre esta terça-feira (11) e pelo menos até sexta-feira (14).
Risco geológico
Com as intensas pancadas do fim de semana, moradores de Belo Horizonte precisam estar atentos ao aparecimento de quaisquer sinais construtivos até a próxima quinta-feira (13), segundo alerta da Defesa Civil municipal.
O grande volume de precipitações provoca o encharcamento do solo que pode tornar mais instáveis determinadas construções. As principais ocorrências atreladas ao risco geológico são quedas de muro, escorregamentos de encostas e até desabamentos.
Uma série de precauções, listadas pelo órgão em sua conta no Twitter, precisam ser adotadas pelos moradores da cidade para evitar problemas geológicos. Além disso, a Defesa Civil de BH também aponta quais são os principais indícios de que algo está errado.
23h47-O encharcamento do solo continua e pode ser potencializado com ocorrência de novas chuvas. Risco geológico com quedas de muro, deslizamentos e desabamentos, até a próxima quinta-feira(13). Redobre sua atenção! Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh pic.twitter.com/pbmGhs0uYn
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) February 9, 2020