Casamentos costumam emocionar até mesmo quem nunca pensou em entrar de branco na igreja – ou no terreiro, na sinagoga, na mesquita, na praia, no quintal de casa... Não adianta negar: por mais que o ritual seja considerado ultrapassado por alguns, a cerimônia ainda vem atrelada a uma energia envolvente. Independentemente da crença de cada um, o convidado acaba sendo invadido pelo desejo de que os noivos sejam sempre felizes.
Por mais que a comida, a decoração, a música e o bolo de uma festa de casamento sejam importantes, o que todo mundo espera ver mesmo é o figurino dos noivos, em especial, o vestido de noiva, que vende a promessa de uma vida de conto de fadas. É ele que resume o “felizes para sempre” – ou, para ser mais realista, o “que seja infinito enquanto dure”.
Antenadas, as emissoras de TV já há algum tempo descobriram que o mercado dos casamentos é um grande filão. Na TV paga, o Discovery Home & Health foi pioneiro em mostrar diversos reality shows internacionais sobre o tema. Não contente, hoje o canal estreia mais um, “Vestido de Noiva: Uma Nova História”, que irá ao ar todas as segundas-feiras, às 20h05. O programa vai mostrar noivas em busca de um vestido ideal, mas um de segunda mão. Além das histórias dos vestidos há muito tempo encaixotados, a atração também acompanha a negociação entre as noivas de ontem e de hoje.
Claro que o mercado brasileiro não poderia ficar de fora deste filão, que mexe não só com a emoção, mas também com a economia. Na TV aberta, O SBT já colocou no ar três temporadas de “Fábrica de Casamentos”, aos sábados, às 22h15. No canal E!, a top Renata Kuerten assumiu a apresentação de “Um Show de Noiva”, que vai ao ar às quintas-feiras, às 19h35.
Sem demora, o Home & Health já anunciou para o segundo semestre, provavelmente para setembro, a estreia de “Prova de Noiva”, ancorado pelo carismático Arlindo Grund, do “Esquadrão da Moda” (SBT).
“Acho que o que mais impressiona nesses programas de noivas é que eles mexem com os sonhos das pessoas”, fala Grund, que gostou muito da experiência de apresentar um programa solo. Ainda mais um que faz aflorar tantas emoções nas participantes. “Como os estilistas não conhecem a noiva, eles têm de identificar o que ela quer a partir de falas e símbolos”, conta. “Eles vão se conhecer apenas na primeira prova do vestido”, arremata.
Para Renata Kuerten, o mais impressionante em comandar uma atração de noivas é ver o quanto elas ficam emotivas. “E as famílias, emocionadas”, fala a top. “Quando eu era apenas espectadora desses programas, tinha a curiosidade de saber se as participantes ficavam mesmo histéricas – e isso é exatamente o que acontece!”, brinca. “Tem vezes que eu acho o vestido perfeito, mas a noiva não gosta, porque a personalidade delas tem de estar no vestido”.
Renata conta que nunca teve o sonho de se casar de noiva, mas, depois do programa, tem pensado no assunto. “Fiquei com esse bichinho, sabe? Já tenho até um vestido na cabeça!”, diverte-se. “Um dia, provei um vestido tipo camisola e outro bem tipo bolo de noiva, e mostrei para a minha mãe”, conta a modelo. “Claro que ela gostou do vestido bolo de noiva e, emocionada, falou: ‘Parece uma princesa!’”, ri.
Palavra de Especialista. Arlindo Grund está há 10 anos no ar com o reality “Esquadrão da Moda”, ao lado de Isabella Fiorentino. Agora, ele vai comandar “Prova de Noiva”, que estreia em setembro, também no Discovery Home & Health. Para o apresentador, o sucesso dos programas de moda vem do fato de essas atrações não focarem apenas na roupa.
“Nem sempre o estilo é o principal problema das participantes. Ele é a ponta do iceberg”, fala Grund. “No ‘Esquadrão’, tentamos falar de maneira simples, porque todo mundo precisa de moda. Ela não é futilidade e faz parte da vida. O que tentamos fazer, Isabella e eu, é resgatar a autoestima das mulheres”, diz Grund, que não impõe normas. “Todo mundo pode usar o que quer, mas é legal ter um senso do que fica melhor em cada pessoa”.
Sobre noivas, ele crê que o mercado está democrático. “Temos visto vestido de renda, sem renda; muitos bordados, nenhum bordado... Não há tendência, mas tenho visto uma maior aceitação à mudança do branco.
Dedo de prosa com o expert Lucas Anderi
Na sua opinião, por que as pessoas ainda se encantam tanto em relação a vestidos de noiva?
O vestido de noiva é um vestido secreto, surpresa, de sonho – e ele cria muita expectativa. A noiva sonha com o casamento, o lar, a família, os filhos que virão... O vestido é um símbolo do amor, da união, da felicidade.
Por mais que o vestido reflita muito a personalidade da noiva, você consegue ver uma tendência atual?
Totalmente. O vestido tem de refletir a personalidade, mas coloco um toque de tendência. Por isso que a noiva procura um estilista, e não qualquer pessoa. O estilista atualiza o vestido sem perder o clássico, a harmonia e a noiva.
Como é seu processo de criação?
A noiva se reúne comigo, mostra as referências do estilo dela, o cenário do casamento e vejo o que combina ou não com ela, dando o toque final. O processo começa 5 meses antes, com a tela, o formato do vestido, os bordados e a finalização que vira uma obra-prima.
Quais foram as histórias que mais te emocionaram no “Fábrica”?
Cada história me emociona, pois são pessoas que sonham há anos. Pessoas que realmente não têm condições de ter um vestido de noiva, que não poderiam se casar com um vestido Lucas Anderi ou pagar por um Lucas Anderi. O “Fábrica” tem histórias encantadoras e noivas merecedoras de tudo o que realizamos. Quero realizar muito mais sonhos. É lindo!