Ícone dos quadrinhos, o Super-Homem retorna às telonas nesta semana - o filme "Superman", dirigido por James Gunn, estreia nos cinemas na próxima quinta-feira (10). E o longa marca também a volta da cueca vermelha por cima do uniforme azul, um look clássico do personagem que influenciou os trajes de diversos outros heróis que vieram depois.

O Super-Homem usava a cueca desde o seu surgimento nos quadrinhos, há quase 90 anos, mas na última década os filmes deixaram de lado essa característica. A partir de "O Homem de Aço", longa de 2013, dirigido por Zack Snyder, o herói da DC Comics parou de vestir o adereço vermelho nas telonas.

Desde que sua vestimenta foi modificada, em 2011, o Super-Homem passou a usar uma roupa inteiramente azul, do pescoço até as botas vermelhas. Eventualmente, um cinto vermelho foi colocado, mas a cueca havia sido totalmente abandonada.
O diretor do novo "Superman", James Gunn, tinha o desejo de manter a estética do herói como vinha sendo na última década.

Mas ele se convenceu do contrário pelo ator David Corenswet, que vive o protagonista no filme e revelou sua vontade de que o personagem voltasse a vestir a cueca por cima da roupa.
Em entrevista ao site Hugo Gloss, Corenswet afirmou que a escolha pela cueca à mostra aconteceu para que o super-herói se mostrasse mais acessível, sem se levar tanto a sério. "É um toque de bobeira e infantilidade", ele disse.


Gunn comentou à imprensa, segundo a Variety, que a produção testou diferentes versões da roupa do Super-Homem. "Uma das coisas que David disse é que o Super-Homem quer que as crianças não tenham medo dele. Ele é um alienígena. Ele tem poderes incríveis. Ele dispara raios pelos olhos. Ele é incrivelmente poderoso e pode ser considerado assustador. Ele quer que as pessoas gostem dele."


"Ele quer ser um símbolo de esperança e positividade", acrescentou o diretor. "Então, ele se veste como um lutador profissional. Ele se veste de uma forma que faz as pessoas não terem medo dele, que mostra essa esperança e essa positividade. E isso realmente me tocou."


A origem da cueca remete aos anos 1930, quando o personagem foi criado. Na época, a referência de força masculina eram os homens que faziam shows de demonstração de vigor no circo. E uma das principais características das vestimentas desses homens do circo era justamente as cuecas ou sunga usadas por cima de uma meia calça.


Outro fator que teve influência na criação estética do super-herói -e que inspirou os outros heróis criados depois- foi a qualidade da impressão dos quadrinhos na época. Com limitação de cores e detalhes dos desenhos, o uso da cueca vermelha por cima da roupa azul gerava um maior contraste e facilitava a diferenciação das partes do corpo, dando também maior dinâmica e ressaltando os músculos do personagem.


Em entrevista à Folha de S.Paulo em 2013, Larry Tye, considerado o maior estudioso do Super-Homem, disse que o herói foi mudando ao longo dos anos, mas surgiu "básico, rudimentar, aquilo que uma criança imagina ser um herói". Daí, portanto, o uso da cueca por cima da roupa.


Há ainda uma pista dada em um quadrinho da série "Action Comics", de 2017. Na trama, o filho do Super-Homem com Lois Lane pergunta por que o pai usa o item. Ele então responde que não se trata de uma cueca colocada por cima do traje, mas que o adereço é costurado na vestimenta, formando uma peça única.