Um dos maiores clássicos da teledramaturgia brasileira e também um dos folhetins mais representativos das tradições e relações sociais do país chegou nesta segunda (21) no Globoplay, a plataforma de streaming da Globo. "Roque Santeiro", de Dias Gomes e Aguinaldo Siva, é mais uma produção a entrar em cartaz no serviço dentro do projeto de resgate dos clássicos da dramaturgia.
 
A chamada de divulgação da trama estrelada por Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker está dando o que falar. Isso porque ela dá uma alfinetada na intérprete da Viúva Porcina e também no presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
 
Numa das cenas, Porcina invade o set de filmagens do filme sobre Roque Santeiro, que está sendo rodado na fictítica Asa Branca. É quando o cineasta, interpretado por Ewerton de Castro, comenta: "Em qualquer cidade normal, esta mulher estaria ou na prisão ou então em um hospício né!".
 
Logo na abertura da chamada, que está sendo veiculada na própria Globo e nas redes sociais, surge a frase: Todo Mito tem uma história. Uma história de fé e de intere$$es".
 
Confira:
 
 
 
Em uma sátira atemporal à exploração política e comercial da fé popular, a obra entrou para a história das novelas com os acontecimentos da cidade fictícia de Asa Branca. Lá, os moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque Santeiro (José Wilker), um coroinha e artesão de santos de barro que teria morrido como mártir ao defender a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). 
 
O falso santo, porém, reaparece em carne e osso alguns anos depois, ameaçando o poder e a riqueza das autoridades locais. Entre os que se sentem ameaçados com a volta de Roque estão o conservador padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus) e o temido fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte), amante da pretensa viúva do santo, a fogosa Porcina (Regina Duarte). 
 
Fazendeiro e chefe político local, Sinhozinho Malta é vaidoso e sua vida se resume a mulheres e dinheiro. Tem como uma de suas metas a construção do aeroporto da cidade, que vai lhe render muitos lucros. Tem avião próprio, limusine e uma grande coleção de perucas. Pretende se casar com Viúva Porcina por ser apaixonado por ela e para somar influência.
 
Já Porcina é inteligente e intuitiva, especialmente para negócios vantajosos. Incentivada por Sinhozinho, ela, que sequer conhecia Roque, espalhou a mentira de que havia se casado com o milagreiro e acabou se transformando em patrimônio da cidade. Quando conhece Roque, apaixona-se de fato por ele, formando com Sinhozinho e o santo o principal triângulo amoroso da trama. "Roque Santeiro" ainda hoje é sinônimo de sucesso e foi uma das maiores audiências da Globo no horário nobre.