Para celebrar 25 anos de atividades, a Cia. Cultural Emcantar, nascida em Araguari e hoje também sediada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, reúne experimentações artísticas sobre desenvolvimento humano e a cultura do brincar nas 150 páginas de “Pedagogia do Encantamento”, obra que apresenta uma tecnologia educacional não só para ser replicada por educadores e agentes culturais, mas que também serve de estímulo para crianças, jovens e adultos.
O livro, que vinha sendo preparado desde 2019, será lançada nesta quinta-feira (29), às 19h, em uma live com transmissão pelo canal do grupo no YouTube. Já na sexta, às 12h, com exibição pelo perfil da companhia no Instagram, o fundador do Emcantar, Marco Querubim, participa de um bate-papo com educadores. Cada exemplar terá valor de R$ 30 e pode ser adquirido pelo site da Emcantar.
“Pedagogia do Encantamento” é dividido em duas partes: “Pressupostos” e “Metodologias”. São cerca de 150 páginas com textos, poesias, ilustrações e imagens que caminham pela trajetória de mais de duas décadas da Cia. Cultural. O prefácio é do escritor Pedro Bandeira, autor de literatura juvenil mais vendido do país.
“Essa pedagogia é nosso jeito próprio de fazer arte e encantar pessoas, um livro que vem sistematizar para o público da educação e da cultura um jeito próprio de colocar em prática as metodologias que nós aprendemos no nosso trabalho de fazer arte com crianças e adolescentes”, comenta Marco Querubim.
Em sua trajetória no movimento pedagógico e cultural, a Emcantar já lançou seis discos, três DVDs, oito espetáculos e um filme, além de diversos livros, experimentos audiovisuais e oficinas por vários Estados brasileiros.