Após a Justiça conceder a guarda unilateral do filho de Marília Mendonça (1995-2021) para o pai de Léo, o cantor Murilo Huff, a avó materna da criança, Ruth Moreira, se deparou com restrições para o convívio com o neto.
De acordo com trechos do documento divulgados pelo jornal Extra, Dona Ruth poderá ficar com Léo em finais de semana alternados, ou seja, a cada 15 dias, iniciando-se às 18h da sexta-feira e terminando às 18h do domingo. A avó deverá buscar e devolver o neto na casa do pai, salvo se houver um novo acordo entre as partes para alterar esse arranjo.
Os feriados nacionais e religiosos também serão alternados entre Murilo e Ruth anualmente, de modo que ambos usufruam de metade dos feriados prolongados e datas comemorativas. A divisão e o cronograma devem ser organizados em consenso pela avó e o pai de Léo.
As férias escolares da criança e o recesso de fim de ano também serão divididos igualmente, por quinzena. A decisão judicial prevê que as férias de fim de ano abranjam o Natal e o Ano Novo, com revezamento entre os anos pares e ímpares.
Apesar das restrições impostas pelo novo modelo de guarda, a Justiça reconheceu o forte vínculo afetivo de Léo com a avó, Dona Ruth, e com o marido dela, Devyd Fabrício, afirmando que a criança não corre nenhum risco físico ou emocional em sua convivência com eles.
"Assim, assegura-se à avó materna e seu marido o direito à convivência direta, regular e desimpedida com o neto, sem imposição de supervisão ou mediação, por se tratar de vínculo afetivo legítimo, estrutural à vida emocional do menor e cujos benefícios superam os receios e conflitos havidos no campo da autoridade parental", diz outro trecho do documento.