Ao longo de 87 anos, o Cine Theatro Brasil passou por muitas mudanças. Foi a primeira edificação no estilo arquitetônico art déco da capital mineira e abraçou as mais diversas manifestações artísticas, sediando bailes, musicais e programas de TV. Já foi cinema, teatro, restaurante e bar. Mas quem cruza diariamente o hipercentro da capital e passa pelo imponente prédio localizado ali, nem sempre sabe de sua história, nascida em 1932, na época, como o maior cinema do Brasil.
É por isso que nada é mais justo que documentar e compartilhar a história desse edifício tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Municipal com o lançamento do livro “Na Cultura e na Memória da Cidade”, marcado para hoje. O conteúdo será disponibilizado virtualmente e para download gratuito no endereço eletrônico www.cinetheatrobrasil.com.br, com versões traduzidas para inglês e braile. Exemplares físicos serão distribuídos para bibliotecas públicas, centros culturais e escolas.
“Toda forma de acesso às pessoas é uma forma também de tornar essa história mais difundida possível e, assim, proteger o patrimônio e reforçar os laços da instituição com a cidade e as pessoas”, disse Vanessa Viegas Conrado, responsável pela pesquisa histórica do livro, ao lado de Luciana Ferron, baseado em textos de pessoas que têm relação com o lugar, fotografias, plantas e documentos. “O Cine Theatro Brasil é uma testemunha da história da cidade. Não tinha belo-horizontino que não tivesse aquele lugar como uma referência”, finaliza.