O horário escolhido pelo grupo Detonautas Roque Clube para sua primeira live - que acontece nesta quinta-feira, no canal do YouTube da banda - foge um pouco do adotado pela maioria dos artistas: será às 22h. "A gente não está fazendo uma live para que as pessoas, em casa, promovam um churrasco, com gente bebendo. É mais para a galera se conectar com as músicas, de certa forma tentar levar uma mensagem positiva. Quase como se fosse um encontro ecumênico, vamos dizer assim, só que de música de rock ,com a nossa forma de fazer show, nossa abordagem musical", conta Tico Santa Cruz.
O formato será acústico. "Vão ser três violões. O acústico é um formato que funciona bem com o Detonautas. Aliás, nosso produto mais bem recebido, o que teve mais adesão, até hoje, foi o Acústico, de 2010. As pessoas inclusive pediram muito que (a live) fosse nesse formato, e acho que, na verdade, é o que tem a ver (com o momento). Fica mais intimista. Só vamos ser três por questão de segurança mesmo, para manter a restrição de aglomeração, com o espaço adequadamente colocado (entre eles) de acordo com as orientações internacionais", salienta Tico.
"O nosso objetivo mesmo, o que a gente espera, é levar uma mensagem positiva de amor, de esperança, solidariedade e de empatia para as pessoas nesse momento. Que essa live leve um pouco de renovação espiritual, mental e social também, pois, afinal de contas, é o conjunto desses três fatores que pode nos ajudar a passar por num momento tão complicado como o que estamos vivendo", arremata o cantor e compositor, frisando acreditar que o tempo de quarentena ainda deve se estender mais um pouco. "Aparentemente, por mais alguns meses, inclusive porque muitas pessoas e muitos lugares ainda não entenderam a necessidade do isolamento. A gente está vendo o crescimento da doença de uma forma bastante assustadora, se preocupa com isso, então, a ideia é também, com a live, tentar passar uma mensagem de conscientização a respeito da necessidade de respeitar o isolamento, de respeitar o coletivo".
Para Tico Santa Cruz e os colegas do Detonautas, se essa atitude não for tomada agora (o respeito às orientações das autoridades sanitárias), mais cedo ou mais, será algo obrigatório, sem margem para escolhas. "E quanto mais tempo a gente levar para se isolar de fato, mais tempo vai demorar para o país voltar a uma vida que se pode dizer 'normal'", entende ele.
Sobre a quarentena, de um modo geral, Tico Santa Cruz reconhece que, para ele, a medida começou de forma "bem complicada". "No início foi muito difícil, os primeiros cinco, dez dias, foram assustadores. Eu inclusive tive que procurar minha terapeuta, quase tive uma crise de pânico no começo. Foi muito assustador observar a movimentação toda que estava acontecendo no mundo e pensar como a gente ia conseguir se organizar com escola, filhos, shows, renda...". Com o tempo, as coisas foram se ajeitando. "Agora, nós (ele e a mulher) somos responsáveis por tudo. A gente já não tinha funcionário, só uma diarista, que, enfim, por conta da própria segurança dela, não está vindo, e a gente tem colaborado com ela na medida do possível, para não ficar desassistida. E a questão é que a nossa casa demanda muito trabalho, cuidados, pois temos dois filhos que são do chamado grupo de risco, asmáticos, então, tem que fazer uma limpeza geral da casa praticamente todos os dias, ocupa muto tempo".
A convivência em família, mais amiúde, foi outra descoberta. "É uma nova convivência, na verdade, porque, antes, cada um tinha suas atividades. Eu, por exemplo, viajava muito. Aliás, tem 23 anos que viajo praticamente todo final de semaena, nunca fiquei mais que 15 dias direto em casa e, agora já tem mais de 50 que estou aqui, com a família. E a gente está tentando conseguir criar uma nova rotina, se organizar de forma a ter um bom funcionamento dentro do que é possível, com as limitações que existem em um isolamento".
Em relação à música, sim, Tico Santa Cruz conta que tem composto neste período. "Já fiz três músicas nesses dias, uma inclusive vamos lançar dia 22. Ela se chama 'Fica Bem', foi gravada remotamente, e ficou muito bonita. Mandamos para o Marcelo Sussekind mixar e, agora, a gente está no processo de como realizar o clipe".
Em tempo: o set list da live de hoje contempla "O Retorno de Saturno", "Só Nós Dois", "O Inferno são os Outros", "Verdades do Mundo", "Um Cara de Sorte", "Sonhos Verdes", "Só por Hoje", "O Tempo não Para", "Metamorfose Ambulante", "Mais uma Vez", "Tô Aprendendo a Viver Sem Você", "Por Onde Você Anda", "Olhos Certos", "Você me Faz Tão Bem", "Tênis Roque", "Minha Alma", "Zoio de Lula", "Até Quando Esperar", "Pais e filhos", "Oração do Horizonte", "Nada é sempre igual", "Ilumina o Mundo", "O Dia que não Terminou", "O Amanhã", "Quando o Sol se For" e "Outro Lugar".