Fique ligado

Escola Itaú Cultural abre inscrições para três novos cursos

As inscrições para todos eles começam na primeira terça-feira de julho

Por Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2021 | 12:47
 
 
normal

"Políticas Culturais: Contexto histórico e agenda para o século XXI", "Crítica de cinema" e "Produção de eventos" são os três novo cursos da Escola Itaú Cultural, cujas inscrições ficam abertas de 6 a 13 de julho. "Políticas Culturais: Contexto histórico e agenda para o século XXI" é composto por quatro aulas disponíveis na íntegra, podendo ser acessadas a qualquer momento. Ele é voltado para formação introdutória de produtores, tendo como guia os desafios do tempo presente e as diversas demandas regionais, trazendo para tal, depoimentos de convidados de diferentes estados do Brasil e do exterior.

Para acessar o conteúdo é necessário apenas inscrição prévia, não haverá seleção de participantes. No curso serão abordados temas como a história das Políticas Culturais na América Latina, seu contexto histórico no Brasil, os desafios de implementação e da participação social, além de reflexões sobre a cidadania cultural global.

Já "Crítica de cinema" traz conteúdo teórico e prático sobre a produção autoral não hegemônica ou comercial a partir do olhar de mulheres, pessoas não brancas, LGBTS+, e outros. Os professores deste curso são jornalistas e cineastas. O cronograma aborda a história, os principais dilemas e formas de expressão crítica, como textos individuais e coletivos, impressos e virtuais, podcasts e ensaios em vídeo, em 14 aulas ao vivo. Ele visa promover novos olhares e modos de percepção sobre a produção brasileira atual, valorizando a crítica como uma nova etapa de reflexão e diálogo sobre as obras.

Para se inscrever, além de preencher o formulário de inscrição, é necessário o envio de um comentário crítico por escrito sobre um dos seguintes filmes: "Ela Volta na Quinta", de André Novais, "Yamiyhex, As mulheres espírito", de Isael e Sueli Maxakali, Teko Haxy, Ser Imperfeita, de Patrícia Ferreira Pará Yxapy e "Sophia Pinheiro, Voltei", de Ary Rosa e Glenda Nicácio, "A Rainha Nzinga chegou", de Junia Torres e Isabel Casimira, "Noite Amarela", de Ramon Porto Mota, e "A paixão de JL", de Carlos Nader, ou "As hiper mulheres, de Takumã Kuikuro, de Leonardo Sette e Carlos Fausto. Todos estão disponíveis gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play - itauculturalplay.com.br. Ao final do curso, o aluno deverá entregar um exercício prático, pelo qual receberá um feedback.

Integram o time de docentes Bernardo Oliveira, professor, adjunto da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador, crítico de música e cinema e produtor; Carol Almeida, doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro, ela é integrante do coletivos Elviras (Mulheres Críticas de Cinema), da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e do Mape (Mulheres no Audiovisual Pernambuco); e Cleber Eduardo, curador do Doc SP Lab, coordenador do Festival Online de Filmes de Inquietação e do Imersão Doc.

Também compõe este quadro Heitor Augusto, que atua nas intersecções entre curadoria, crítica e pesquisa; e Kênia Freitas, pesquisadora, crítica e curadora de cinema, com pesquisa sobre afrofuturismo e o cinema negro.

Também consta desta lista, Juliano Gomes, editor da Revista Cinética, onde escreve desde 2010; Sophia Pinheiro, doutoranda em Cinema e Audiovisual do PPGCine (Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual), da Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (UFGO) e graduada em Artes Visuais, com bacharelado em Design Gráfico, pela mesma universidade.

Por fim, a coordenadora do curso e também docente, Moira Toledo, cineasta e professora, especialista no desenvolvimento e coordenação pedagógica de projetos de Educação Audiovisual, tendo dirigido vários curtas-metragens ficcionais, séries documentais e médias-metragens para TV.

"Produção de eventos", por sua vez, apresenta um panorama geral, com compreensão dos aspectos contextuais, técnicos e práticos da área de eventos, para aqueles que estão começando. Para estes dois últimos cursos citados haverá seleção de participantes. Todas as inscrições devem ser feitas via formulário em escola.itaucultural.org.br.

Serviço:

Escola Itaú Cultural

Inscrições gratuitas, abertas das 9h do dia 6 de julho até às 18h do dia 13 de julho de 2021. Em: escola.itaucultural.org.br

Cursos:

Crítica de Cinema

Aulas: de 8 de setembro a 15 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h

Vagas: até 45

Políticas Culturais

Aulas assíncronas: disponíveis integralmente na plataforma da Escola, podem ser acessadas a qualquer momento, em um período de 30 dias após a inscrição. Não tem limite de vagas.

Produção de eventos

Aulas: 13 de setembro a 22 de novembro, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h.

Vagas: 40

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!