Em Tiradentes

Evento engloba atividades artísticas que vão além do cinema

Festival Artes Vertentes acontece entre os dias 12 e 22 na cidade mineira histórica

Por Lorena K. Martins
Publicado em 10 de setembro de 2019 | 18:32
 
 
 
normal

“Esse é o nosso último grito antes do nosso silêncio eterno”. Essa foi a última frase enviada pela marinha francesa, em 1997, em Código Morse – sistema padrão de comunicação que consistia em mensagens codificadas, antes dos avanços tecnológicos dos dias atuais. A mesma frase imortalizada pelo sistema comunicacional obsoleto volta à tona, agora, em 2019, como tema de mais uma edição do Festival Artes Vertentes, que acontece entre os dias 12 e 22 na cidade mineira histórica de Tiradentes.

“Essa frase traz uma reflexão para os dias atuais, assim como toda a programação audiovisual do evento. Apesar do desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação, o ser humano cada vez se comunica menos”, acredita Luiz Gustavo Carvalho, diretor artístico do festival. O mergulho às artes durante esses 11 dias só é possível, de acordo com ele, com um formato que permite a fusão de todos os trabalhos que serão apresentados.

“As manifestações não serão segmentadas. O público assiste uma apresentação musical que não acontece em uma sala de concerto, mas em uma instalação visual”, explica, sobre esse diálogo. “É uma linguagem confrontando uma outra forma de expressão”, acredita. 

Interligando os diálogos artísticos, o festival engloba 19 concertos, cinco exposições, 11 performances literárias, três espetáculos teatrais, sete sessões de cinema e um ciclo de ideias com cinco mesas-redondas – destaque para a escritora de Ruanda Scholastique Mukasonga, que vai falar sobre a importância do protagonismo feminino ao lado da cineasta russa Svetlana Filippova. 

Em paralelo, o festival promove a Ação Cultural, oferecendo cursos gratuitos de artes visuais, artes cênicas e música a crianças e adolescentes de Tiradentes. “O legado do evento é contribuir para a formação das crianças que estão crescendo e que podem participar do festival como artistas ou novos públicos, além de contribuir para o cenário cultural da cidade, além do curto período do festival”, finaliza.

Agenda

O quê. Festival Artes Vertentes.
Quando. De 12 a 22 de setembro.
Onde. Em várias edificações históricas de Tiradentes.
Programação. Acompanhe as atrações e os locais no site.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!