Três datas importantes - os 100 anos de nascimento de João Cabral de Melo Neto e de Clarice Lispector e os 40 anos de morte de Vinícius de Moraes, todos lembrados no ano passado - serão o pilar do festival "A Arte de Palavra", que se inicia nesta segunda-feira. Com uma programação que se estende pelos dias 26, 28 e 29, o evento promove palestras e talks com especialistas, além de lançamento de vídeos, saraus, apresentações musicais e leituras poéticas. Na grade literária, destaca-se a presença das professoras Ednéia Rodrigues Ribeiro e Maria de Lourdes Gouveia, bem como do jornalista, crítico e escritor Kiko Ferreira. Já na música, vale ressaltar as presenças de Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Vivian Assis, Gilvan de Oliveira, Mauro Rodrigues e Enéias Xavier.
De acordo com a produção, o intento é celebrar a atemporalidade desses mestres e, através deles, valorizar, estimular e despertar o gosto pela poesia. Gratuito e transmitido pelo Youtube, o “A Arte da Palavra” foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. A idealização e produção é de Carminha Guerra, que partilha um pouco de sua motivação em empreender o evento. "Sinto necessidade de mostrar aos jovens a riqueza da poesia, da literatura e da música de qualidade. São referências que nos conduzem à nobreza do ser. Tornar-se um ser melhor... Ler uma poesia ou ouvir uma música alimenta a nossa alma, alivia a nossa dor e nos traz um olhar de sabedoria e beleza para o nosso dia a dia", pondera ela, acrescentando que, neste momento de dor, devido à pandemia do novo coronavírus, a "arte da palavra" torna-se fundamental. "A palavra tem poder. A palavra escrita, poética, musical são pilares e alimentos de sobrevivência", pontua, com justa razão.
Carminha Guerra se anima ao falar dos homenageados - recentemente, ela ganhou de presente o livro "Todas as Cartas da Clarice", editado pela Rocco. "Entrei no mundo da Clarice Lispector e, também, do João Cabral de Melo Neto. E Vinicius? Muita saudade! Que gratidão a este homem que influenciou a geração MPB, parceiro de Tom Jobim, do Chico (Buarque), do Baden (Powell), Edu Lobo, Carlos Lyra... quanta sabedoria...quanta beleza!". E cita uma frase do poetinha: "Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém". "Foi a minha inspiração. Vou sair de mim e amar... Como? Realizando o festival A Arte da Palavra".
Mauro Rodrigues completa: "Foi com muita alegria que nos lançamos - eu, Eneias Xavier e o Daniel Victor - no belo projeto da Carminha. O desafio proposto era fazer soar a voz essencialmente musical da poesia de Vinícius. Escolhemos três canções, duas parcerias com Tom Jobim, “Eu sei que vou te amar” e “Insensatez”, além da bela “Valsa de Eurídice”, na qual o Vinícius, além da poesia letrada, revela seu lado músico/compositor. Nesse difícil tempo em que vivemos, é mais do que necessário a presença na arte, para nos alimentar de esperança e boas vibrações. Viva Vinícius, viva Jobim, viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!", diz ele, citando a música da dupla Kleiton & Kledir.
Programação:
24 de maio, segunda-feira, 20h:
Palestra: Prabéns Clarice!, com a professora Maria de Lourdes Caldas Gouveia. Apresentação do jornalista e escritor Kiko Ferreira. Lançamento do vídeo Panorama Clarice Lispector.
26 de maio, quarta-feira, 20h:
Palestra: O Poeta Itinerante: Três Continentes na Poesia de João Cabral de Melo Neto", com a professora Edneia Rodrigues Ribeiro. Apresentação: Kiko Ferreira.
Lançamento do vídeo Panorama João Cabral de Melo Neto.
28 de maio, sexta-feira, 20h:
Bate-papo sobre Vinicius de Moraes, com Kiko Ferreira e Gilvan de Oliveira
29 de maio, sábado, 20h:
Sarau - Show digital com Monica Salmaso, Teco Cardoso, Gilvan de Oliveira, Vivian Assis, Mauro Rodrigues e Eneias Xavier.
Serviço
Festival A Arte da Palavra - Segunda, quarta e sexta: 24, 26, 28 e 29 de maio, 20h
YouTube: http://bit.ly/3fhLoIO